Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Peão de Limeira já ganhou R$ 500 mil em prêmios

Vinte anos trabalhando em fazendas e mais vinte anos dedicados a montaria. Jurimar Barbosa de Oliveira, de 40 anos (28/01/1972), é um dos mais importantes peões de Limeira. Nascido em Barbosa Ferraz, no Paraná, "Gima", como é carinhosamente conhecido, veio para Limeira em 1992 em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Não só conseguiu, como formou uma família.

Ao longo desses 20 anos como peão de boiadeiro, ganhou 16 motos, 3 carros e várias premiações em dinheiro, que chegaram a aproximadamente R$ 500 mil. "Gastamos demais nesse esporte, com transporte, viagens, hotéis e alimentação. Consegui comprar minha casa e hoje cuido muito bem da minha mulher Sueli e dos meus filhos Vitor, de 17 anos e Natan, de 7, no Santa Adélia", disse.

A especialidade de Jurimar é a modalidade Cutiano Raider, exclusivamente brasileira, e que utiliza cavalos. É por isso que Oliveira nunca competiu fora do País. "Eu e meus parceiros de montaria Edinho, Sérgio Richard, o "Salsicha" e o Carlos Olavo, viajamos por todo o Brasil levando o nome de Limeira. Não somos uma equipe, pois este esporte é individual. O que temos é o respeito entre a gente. Isso é o mais importante", frisou.

Currículo



Ele tem várias conquistas em sua carreira e recentemente, ficou em segundo lugar na Festa do Peão de Iracemápolis, ganhando uma moto. O campeão foi o piracicabano Ari Piovesan, o "Arizinho".

Sua maior frustração é a não inclusão desta modalidade na Festa do Peão de Limeira. "Nossa cidade não pode prestigiar os seus representantes na festa daqui. A última vez foi em 2008. É uma pena, pois gostaríamos de competir na cidade onde moramos. Ganhei a edição de 1997 em Limeira e foi fantástico. Quem sabe um dia ela volte. Seria interessante", confidenciou.

Mas nem tudo é alegria nas montarias. As lesões fazem parte do dia-a-dia de um peão. Jurimar por exemplo, fraturou duas vezes a perna e fraturou uma vértebra. "Se eu for contar o tempo em que fiquei parado me recuperando dá uns cinco anos", sorriu.

Jurimar, de 1m70 e 69 kg, não vive apenas de rodeios. Ele tem uma selaria, que atende toda a região. Entre as festas marcantes, destaca a de Barretos, onde competiu em seis oportunidades. Seu próximo desafio será em Americana, uma das melhores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário