Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Morre técnico campeão do mundo com a Itália

Técnico campeão mundial com a Itália na Copa de 1982 na Espanha, Enzo Bearzot morreu nesta terça-feira, aos 83 anos, enquanto dormia. Ele estava enfermo há vários anos e foi submetido a uma cirurgia em 2004.

Como jogador, Bearzot teve passagens destacadas pela Inter de Milão e pelo Torino, nas décadas de 1950 e 1960. Iniciou sua carreira de técnico em 1968, no modesto Prato, para em seguida assumir a seleção italiana Sub-23.

O cargo de comandante da equipe principal da Itália veio em 1975. Em seu primeiro Mundial à frente do time, Bearzot levou a equipe ao quarto lugar na Copa de 1978, na Argentina.

Na segunda tentativa, na Espanha em 1982, comandou uma equipe que iniciou mal a competição, com três empates na primeira fase. A recuperação aconteceu na etapa seguinte da competição. Após vencer a Argentina por 2 a 1, o time decidiria com o Brasil uma vaga na semifinal. Com três gols de Paolo Rossi, a Itália derrotou por 3 a 2 um dos melhores times da história e avançou no Mundial.

Na semifinal, bateu a Polônia por 2 a 0 e conseguiu vaga na decisão, em que derrotou a Alemanha por 3 a 1, conquistando o terceiro título do país em Copas do Mundo.

Ao todo, Bearzot permaneceu 104 partidas à frente da seleção da Itália, recorde entre os treinadores nascidos no país. (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário