Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Mão Santa Oscar concorre a vaga no Hall da Fama do Basquete


O brasileiro Oscar Schmidt concorrerá a uma vaga no Hall da Fama do basquete. O “Mão Santa” foi selecionado para integrar a primeira lista de candidatos à honraria, que será concedida em 2010. Nada mais justo para o maior jogador de basquete que o Brasil conheceu. Até hoje Oscar é idolatrado pelos americanos, tudo em razão da memorável final dos Jogos Pan-Americanos de 1987 contra os Estados Unidos, quando ele simplesmente calou o Ginásio de Indianápolis com uma atuação extraordinária.
O "Mão Santa" marcou 46 pontos naquela final, ganhando respeito do país da modalidade. O brasileiro é também o maior cestinha da história, com 49.737 pontos.
Oscar concorrerá com algumas lendas do basquete norte-americano. Os favoritos são Karl Malone e Scottie Pippen, que brilharam na NBA nos anos 90. Dennis Rodman e Mark Jackson também aparecem entre os cotados. A última seleção para o Hall da Fama privilegiou jogadores que brilharam na década de 90. Foram selecionados em 2009 Michael Jordan, David Robinson e John Stockton.
Os finalistas da disputa por uma vaga no Hall da Fama de Naismith serão divulgados durante o fim de semana do All-Star Game da NBA, em fevereiro. Já os vencedores serão escolhidos abril de 2010.
Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu em Natal (RN) em 16 de fevereiro de 1958. Tem 2,05m de altura e jogou por Palmeiras (SP), Sírio (SP), Indesit Caserta (ITA), Pavia (ITA), Valladolid (ESP), Corinthians (SP), Banco Bandeirantes (SP), Microcamp/ Mackenzie (SP) e Flamengo (RJ), sempre com a número 14 nas costas. Entre os principais títulos estão o tricampeonato Mundial de Clubes (1979), campeão Sul-americano (1979), tricampeão brasileiro (1977, 79 e 96) e campeão da Copa da Itália (1988).

Nenhum comentário:

Postar um comentário