Pesquisar este blog

domingo, 11 de janeiro de 2015

Inter de Limeira e Palmeiras decidem vaga para a próxima fase

O Limeirão vai bombar esta tarde. Internacional e Palmeiras se enfrentam às 16h, pela última rodada da fase de classificação da Copa São Paulo de Juniores. Ouça o duelo pelos 1020 AM da Rádio Educadora com Edmar Ferreira, Carlos Gomide e João Valdir de Moraes.

Os dois times chegam para esta rodada decisiva com duas vitórias. O Leãozinho estreou batendo o Murici/AL por 2 a 1, gols de Thalles e Andrey e na quarta-feira derrotou a Desportiva/ES por 2 a 0, golaços de Cesinha e Cauê. Já o Verdão fez 3 a 1 no time capixaba e atropelou o representante alagoano por 6 a 1, de virada. Destaque para Christopher, autor de quatro gols.

Por ter um saldo de gols maior (7 x 3), o Palmeiras tem a vantagem do empate para terminar em primeiro lugar do Grupo J, avançando de fase. Se a Inter vencer, ela é que passa e deixa o Verdão praticamente fora da próxima etapa da Copinha. Vale lembrar que nunca o alviverde conquistou um título da competição. Essa pressão pode favorecer o time da casa.

Analisando todos os grupos, a Inter pode se classificar com o empate, ficando entre os seis melhores segundos colocados dos 26 grupos. Nesse caso, o Leãozinho seria exatamente o sexto melhor segundo colocado e teria pela frente na próxima fase o melhor do Grupo Z, no caso, Figueirense ou Juventus.

Se for o quinto melhor segundo colocado, cruzaria com o melhor do Grupo Y, ou seja, Atlético/PR ou São Caetano. Agora se a Inter vencer o Palmeiras, passará em primeiro lugar e pegaria na próxima fase o melhor do Grupo I, no caso Ceará ou Gama.

A Internacional sabe que a missão é árdua, até porque o Palmeiras conta com o retorno de Gabriel Fernando de Jesus, apontado como novo Neymar. O promissor atacante foi expulso na estreia por colocar a mão na bola, evitando um gol da Desportiva. Com sua volta o time palestrino fica ainda mais forte. A sólida defesa leonina está de olho em outro Gabriel, o Leite, que teve ótimas atuações nesta fase.

O técnico Geninho aposta no entrosamento da equipe e por isso, repetirá a escalação dos dois primeiros jogos, ou seja: Leonardo, Matheus Mima, Andrey, Everton e Gustavo; Léo Iseppe, Cauê, Thalles e Cesinha; Vitor Guilherme e Dodô.

O treinador alvinegro acredita que esse será o jogo de Dodô, que ainda não balançou a rede nesta Copinha. "Apesar de não marcar, o Dodô vem dando trabalho para as defesas adversárias. É rápido e driblador. Criou cinco ou seis chances que poderiam resultar em gol. Quem sabe ele guardou tudo para hoje", sorriu. Vale lembrar que o Palmeiras foi vazado nos dois jogos até aqui.

Retrospecto

A última vez que a Inter avançou para a segunda fase foi em 2010. Após se classificar em um grupo com Mogi Mirim, Pernambucano e Internacional/RS, o Leãozinho passou pelo Campinas (2 x 1), mas caiu nas oitavas de final para o Cruzeiro por 1 a 0. Aliás, esse jogo teve a presença de 27 mil torcedores, um dos maiores públicos da história da competição. O gol do time mineiro foi anotado pelo atacante Dudu, que interessa a Corinthians e São Paulo.

A Inter foi eliminada na primeira fase nas últimas três edições para os grandes, curiosamente após a mudança no regulamento, em que apenas o primeiro colocado de cada grupo tem vaga assegurada, mais poucos melhores segundos.

Em 2011 a Inter perdeu a classificação para o São Paulo (3 x 0). Em 2012 caiu diante do Santos (3 x 0) e no ano passado foi goleada pelo Corinthians (4 x 0). Vale lembrar que a Inter não disputou a Copinha de 2013.

Das oito edições que sediou, em cinco delas a Inter venceu seus dois primeiros jogos. Em 2003: 3 x 1 no Auto Esporte/PB e 5 x 2 no América/RN. Em 2010: 1 x 0 no Mogi Mirim e 3 x 2 no Pernambucano. Em 2011: 1 x 0 no Itabuna/BA e 3 x 0 no Ji/Paraná e em 2012: 3 x 1 no Assu/RN e 1 x 0 no Vitória/PE.

Números

A Inter participa de sua nona edição da Copa São Paulo. O alvinegro faz hoje seu 39º jogo pela competição. O retrospecto é 19 vitórias, 6 empates e 13 derrotas. Marcou 66 gols e sofreu 62, saldo de 4. Dos 114 pontos que disputou, conquistou 68, um aproveitamento de 59,6%.

No Limeirão a Inter disputa hoje seu 27º jogo. São 17 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Seu ataque marcou 51 gols e sua defesa sofreu 36, saldo de 15. Dos 78 pontos que disputou em casa, o alvingreo conquistou 54, o que lhe dá um aproveitamento de 69,2%.

Será a terceira vez que Inter e Palmeiras se enfrentam pela Copa São Paulo. Em 2003, os dois times se cruzaram na fase semifinal. O jogo foi no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, e o Verdão goleou por 7 a 1, de virada, com um show da dupla Vágner Love e Diego Souza. Nesta edição a Internacional terminou em terceiro lugar, pois derrotou o Vasco da Gama nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal.

O Leãozinho deu o troco no Verdão em 2006, no Limeirão. Após vencer o Botafogo/PB por 2 a 0 e empatar com o Iraty/PR por 4 a 4 (graças a um gol de falta do lateral Eder nos acréscimos), a Inter decidiu a vaga para a segunda fase com o Palmeiras e venceu por 2 a 1, em uma tarde muito inspirada do centroavante Adi.

Nesta mesma edição o Leãozinho eliminou o Santos na segunda fase, vencendo por 2 a 0, mas caiu nas oitavas de final diante do Coritiba por 3 a 2. O time paranaense contou com gols de Keirrison e Pedro Ken.

Nenhum comentário:

Postar um comentário