O Independente F.C obteve uma importante retificação na CBF, que passou a incluir nos dados oficiais a passagem do jogador Maicosuel no clube em 2003.
Desde o último dia 13 de julho, quando a Udinese anunciou a ida do atleta para a Itália, surgiram muitas especulações sobre a quantia que caberia ao Galo como clube formador, pois esse valor varia de acordo com o número de anos que o atleta esteve vinculado.
A cada ano de atividade, pode-se pleitear cerca de 0,5% do valor da negociação com o exterior, o que representa cerca de R$ 60 mil reais por ano (o valor da negociação foi de cinco milhões de euros).
Caso algum clube comprovasse vínculo superior a dez anos (dos 13 aos 23 anos de idade do jogador), poderia se chegar a R$ 600 mil.
No caso do Maicosuel, ele assinou contrato profissional com o Águas de Lindóia E.C em 03/06/2003 (pouco antes de completar 17 anos) passando depois pelo Atlético de Sorocaba, Paraná, Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo.
A dificuldade do Independente surgiu do fato da diretoria anterior não ter mantido nenhum documento no clube. Nas várias consultas feitas – tanto a Federação Paulista (FPF) como a CBF - a informaçã é que não existia registro da passagem do Maicosuel por Limeira. A partir daí, o presidente Clodoaldo Minetto determinou uma verdadeira “blitz” para apurar a realidade dos fatos.
O resultado foi que num extenso trabalho de reportagem investigativa nestes dois meses do vice Léo Arantes, foi descoberto que o contrato de Maicosuel no Galo (ainda como amador) havia sido feito com um nº de CPF diferente dos demais contratos profissionais.
Como todos os lançamentos e documentos de registro se ordenam pelo número do CPF, os órgãos consultados não confirmavam o vínculo. Hoje, no site da CBF se vê que a falha já foi corrigida.
A partir de agora o mesmo escritório que cuida dos contratos internacionais do Palmeiras e de outros grandes clubes brasileiros estará efetuando a tramitação dos documentos na Europa.
Novo prefeito
Em reunião com o prefeito e vice eleitos, Dr. Paulo Hadich e Antonio Carlos Lima, o presidente do Galo aproveitou para compartilhar a boa notícia. Na ocasião também obteve da nova administração um sinal verde para a agilizar os novos projetos direcionados ao Pradão, que logo serão anunciados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário