Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Volante Edmilson em Limeira


Daqui a pouco estarei na Casa da Sopa acompanhando a visita do volante Edmilson, ex-São Paulo e Palmeiras e hoje no Real Zaragoza da Espanha. Seguindo uma tendência verificada entre os jogadores atuantes em grandes equipes, no final de 2006 Edmílson inaugurou a "Fundação Edmílson", em Taquaritinga, destinada a ajudar crianças da mesma região onde nasceu e viveu o jogador.

José Edmílson Gomes de Moraes nasceu em Taquaritinga no dia 10 de julho de 1976. Ele ganhou destaque como jogador do São Paulo, do Barcelona e do Lyon. Iniciou a carreira no XV de Jaú, sendo reserva da equipe vice-campeã da Série A-2 do Campeonato Paulista em 1995. Por indicação do ex-goleiro e técnico José Poy, foi vendido ao São Paulo FC.

Pelo Tricolor conseguiu ganhar uma Copa Conmebol e duas Recopa Sul-Americanas. Em 2000 foi contratado pelo Olympique de Lyon. Debutou no Campeonato Francês em 06/09/2000 no empate contra o Saint-Etienne por 2 a 2.

Em seu primeiro ano em sua nova equipe, tornou-se campeão francês, sendo um título especial, já que foi o primeiro da história do Lyon. Neste clube permaneceu por quatro temporadas nas quais ganhou dois títulos da Liga Francesa a mais e três Supercopas da França. Em sua estada no Olympique de Lyon sofreu uma lesão que o impediu de jogar alguns meses.

Em 2004 foi contratado pelo Barcelona. Debutou na Primera Divisão em 19 de setembro de 2004, no empate com o Atlético de Madrid por 1 a 1. Em sua primeira temporada ganhou o Campeonato Espanhol, mesmo tendo disputado apenas seis partidas em razão de uma lesão que o afastou por sete meses. Com o Barcelona conseguiu também uma Supercopa de Espanha e uma Copa Cataluña. Em 2008 transferiu-se para o Villarreal.

Em 2009, no dia 21 de janeiro, assinou um contrato de dois anos com o Palmeiras, mas rescindiu em 2010. Já foi convocado para a Seleção Brasileira em 32 ocasiões. Sua primeira participação na seleção foi em 18 de julho de 2000, na derrota para o Paraguai por 2 a 1. Com a seleção, foi campeão da Copa do Mundo da Coréia e Japão em 2002, tendo disputando seis partidas contra Turquia, Costa Rica, Bélgica, Inglaterra, Turquia (semifinais) e Alemanha. Edmílson marcou um gol nessa Copa contra Costa Rica.

O atleta já treinava junto com a equipe para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha em 2006, mas foi cortado a menos de 15 dias da estreia devido a uma lesão no joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário