Sem o brilho que era esperado, a Espanha confirmou hoje a sua classificação às oitavas de final da Copa do Mundo. Atual campeã europeia, a seleção espanhola venceu o Chile por 2 a 1 e se credenciou para enfrentar Portugal na próxima fase. De quebra, ainda provocou a primeira derrota de um time sul-americano na África do Sul e colocou os chilenos no caminho do Brasil.
A vitória apertada, conquistada no estádio Lottus Versfeld, em Pretória, deixou a Espanha com seis pontos, na liderança do Grupo H. Com a mesma pontuação, o Chile ficou em segundo por ter menor saldo de gols que os espanhóis (2 a 1). A Suíça, que precisava da vitória, não passou de um empate por 0 a 0 com Honduras e foi eliminada, somando quatro pontos.
Na próxima terça, na Cidade do Cabo, às 15h30 (de Brasília), a Espanha encara Portugal buscando a classificação às quartas, que não vem desde 2002. Na última Copa, os espanhóis caíram nas oitavas para a França. Já o Chile repete o desempenho de 1998. Por coincidência, o responsável pela eliminação chilena na ocasião foi justamente a seleção brasileira.
Após o empate sem gols com Portugal, o time de Dunga voltará a campo na segunda, às 15h30, no estádio Ellis Park, em Johannesburgo, para enfrentar novamente o Chile em Copas. Em 1998, o Brasil goleou por 4 a 1. Agora, terá a sua vida facilitada pelo desfalque de três jogadores chilenos. Além da dupla de zaga Ponce e Medel, o volante Estrada foi expulso e também está suspenso.
A expulsão de Estrada ainda no primeiro tempo, inclusive, foi determinante para definir a vitória da Espanha, que teve a volta do meia Iniesta, autor do segundo gol. Também foi fundamental a falha do goleiro Bravo, que deu o primeiro gol de presente para os espanhóis. O Chile, nem com Valdivia como titular, conseguiu criar o suficiente para buscar o triunfo. Millar descontou no começo da etapa complementar.
Ficha técnica
Chile 1 x 2 Espanha
Chile - Bravo; Isla, Medel, Ponce e Jara; Estrada, Vidal, González (Millar) e Valdivia (Paredes); Alexis Sánchez (Orellana) e Beausejour. Técnico: Marcelo Bielsa.
Espanha - Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Martínez), Xavi e Iniesta; David Villa e Torres (Fabregas). Técnico: Vicente del Bosque.
Gols - David Villa, aos 24, e Iniesta, aos 37 minutos do primeiro tempo; Millar, aos 2 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos - Ponce e Medel (Chile).
Cartão vermelho - Estrada (Chile).
Árbitro - Marco Rodríguez (México).
Público - 41.958 espectadores.
Local - Estádio Lottus Versfeld, em Pretória (África do Sul).
*** Gazeta de Limeira/Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário