A Costa do Marfim encerrou a sua participação na Copa do Mundo da África do Sul, com uma vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Norte, em partida disputada no estádio Mbombela, na cidade de Nelspruit, e válida pela terceira rodada do Grupo G. Com o triunfo, a seleção africana terminou com quatro pontos e saldo positivo de um gol, e em terceiro lugar na chave em que Brasil, com sete pontos, e Portugal, com cinco, avançaram às oitavas de final. A Coreia do Norte saiu da Copa do Mundo sem pontuar, com um gol marcado e 12 sofridos.
Com a eliminação da Costa do Marfim, o futebol africano terá apenas a seleção de Gana como representante nas oitavas de final da primeira Copa do Mundo em seu continente. África do Sul, Argélia e Camarões foram as outras equipes da África que deixaram o torneio precocemente.
A seleção marfinense entrou em campo com uma tarefa complicada. Para avançar às oitavas de final da Copa, a equipe precisava derrotar a Coreia do Norte e contar com uma vitória do Brasil e ainda reverter uma vantagem de oito gols de Portugal no saldo de gols. Antes da rodada, os portugueses tinham saldo positivo de sete gols contra um saldo de dois gols negativos dos marfinenses.
Já eliminada, a Coreia do Norte tinha como meta de se recuperar da derrota por 7 a 0 para a Costa do Marfim e encerrar a sua segunda participação na Copa do Mundo com um resultado mais honroso. A equipe voltou a ser derrotada, mas ao menos não foi goleada no seu terceiro jogo.
Como precisava de uma goleada histórica, a Costa do Marfim começou a partida pressionando a Coreia do Norte marcou dois gols nos primeiros 20 minutos. Mas apesar de ter o controle do jogo e da Coreia do Norte não oferecer muita resistência, a equipe não conseguiu manter o mesmo ritmo no restante do jogo. Ainda marcou um terceiro gol, mas insuficiente, até porque o Brasil apenas empatou com Portugal por 0 a 0.
FICHA TÉCNICA:
Coreia do Norte 0 x 3 Costa do Marfim
Coreia do Norte - Ri Myong-Guk; Cha Jong-Hyok, Pak Chol-Jin, Ra Jun-Il, Ji Yun-Nam e Ri Kwang-Chon; Hong Yong-Jo, An Yong-Hak, Pak Nam-Chol e Mun In-Guk (Choe Kum-Chol); Jong Tae-Se. Técnico: Kim Jong Hun.
Costa do Marfim - Barry; Eboué, Touré, Zokora e Boka; Romaric (Doumbia), Yaya Touré e Tioté; Keita (Kalou), Gervinho (Dindane) e Drogba. Técnico: Sven-Goran Eriksson.
Gols - Yaya Touré, aos 14, e Romaric, aos 20 minutos do primeiro tempo; Kalou, aos 37 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo - Não houve.
Árbitro - Alberto Undiano Mallenco (Espanha).
Público - 34.763 espectadores.
Local - Estádio Mbombela, em Nelspruit (África do Sul).
*** Gazeta de Limeira/Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário