Pesquisar este blog

sábado, 3 de setembro de 2011

1986 - 25 anos de uma conquista inédita


Deu zebra. Essa foi uma das expressões mais usadas após o histórico título conquistado pela Internacional de Limeira, primeira equipe do interior a se consagrar campeã Paulista de futebol.

Há exatos 25 anos, a terra da laranja, como é conhecida a cidade limeirense, foi apresentada para todo o Brasil através da equipe que, naquele momento, marcou seu nome da história do futebol nacional.

Mas tal feito só pode ser concretizado com um trabalho iniciado na temporada anterior, quando o Leão da Paulista acabou na décima colocação. Embora tenha ficado no meio da tabela, a Inter manteve a base da equipe e com a chegada de alguns reforços, inclusive do técnico Pepe, montou-se um plantel digno de chegar a uma decisão de campeonato.

Porém, o que se esperava pelos lados do Limeirão, era fazer um bom papel e tentar melhorar a posição da temporada passada. Mas com o desenrolar do Paulistão, a equipe foi pegando gosto pelas vitórias. Foram sete resultados positivos na primeira fase, que deu ao time leonino a sexta colocação.

Já no segundo turno, o que se viu foi um massacre do Leão. Foram 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Esta brilhante campanha rendeu a Internacional o primeiro lugar do returno e o direito de disputar a semifinal contra o Santos. Duas vitórias incontestáveis pra cima do peixe e a vaga para final estava garantida.

Enquanto isso, Palmeiras e Corinthians faziam o outro duelo por uma vaga na decisão. Sabendo que quem passasse enfrentaria uma equipe do interior, fica fácil de imaginar que as duas equipes davam como certa a conquista do título. Mero engano.

O Palmeiras foi a vítima. Logo de cara, a Inter perderia o direito de disputar um dos jogos em Limeira, o motivo, incapacidade do Estádio Major José Levy Sobrinho, o popular Limeirão, de receber um jogo deste porte. Apesar disso, quando todos pensavam que isso poderia ser um diferencial para a conquista da equipe alviverde, o Leão da Paulista mostrou sua força e, num Morumbi lotado, arrancou um empate sem gols na primeira partida.

“Eu tenha a plena convicção que o título foi conquistado na primeira partida, quando empatamos em 0 a 0. Mostramos ao Palmeiras a força da nossa equipe e deixamos claro que o jogo seguinte seria ainda mais difícil para eles”, contou Pepe, técnico campeão naquele ano.

Pepe tinha razão. Aproximadamente 70 mil torcedores acompanharam esta partida no estádio e, desses, 99% eram palmeirenses.

O primeiro tempo foi nervoso, tenso. Já na segunda etapa, logo aos cinco minutos, o artilheiro daquele Paulistão, Kita, abriu o placar para o time pequeno do interior. O Morumbi se calou, ou melhor, só se ouvia o grito que vinha da pequena torcida leonina. E este grito ficou ainda mais intense logo depois, aos nove minutos.

Num chutão dado por Kita ainda no campo de defesa, a bola acabou viajando até a entrada da área do Palmeiras onde encontrou o defensor Denys. Ele se atrapalhou todo com a bola e ela acabou sobrando para o rápido ponta Tato. O atacante da Inter só teve o trabalho de tirar do goleiro e rolar a bola pro fundo do gol. Explosão em preto e branco em toda a cidade de Limeira.

O Palmeiras ainda descontou com Amarildo, mas não tinha mais nada a ser feito. Ao apito final do árbitro, aos 47 minutos e 52 segundos, a Associação Atlética Internacional de Limeira fez história no futebol brasileiro sendo o primeiro clube do interior a conquistar um campeonato estadual.

Hoje, 25 anos depois desta brilhante conquista, a Internacional luta para dar ao seu torcedor as mesmas alegrias de um passado de glórias. Parabenizamos todas as pessoas que se empenharam e lutaram para que este título se tornasse possível, sejam elas torcedores, patrocinadores, dirigentes, autoridades, jogadores ou comissão técnica.

Associação Atlética Internacional de Limeira, campeã para a história!

Jogos = 42
Vitórias = 21
Empates = 14
Derrotas = 7
Gols Pró = 59
Gols Contra = 33
Saldo de Gols = 26
Pontos = 56
Possíveis = 84

No Limeirão:

Jogos = 20
Vitórias = 15
Empates = 4
Derrotas = 1
Gols Pró = 37
Gols Contra = 8
Saldo de Gols = 29
Pontos = 34
Possíveis = 40

Fora de Casa

Jogos = 22
Vitórias = 6
Empates = 10
Derrotas = 6
Gols Pró = 22
Gols Contra = 25
Saldo de Gols = Menos 3
Pontos = 22
Possíveis = 44

Artilheiros:

Kita (24), Tato (7), João Luís (6), Gilberto Costa (6), João Batista (5), Carlos Silva (3), Bolívar (2), Contra (2), Juarez (1), Gilcimar (1), Lê (1) e Gilson Gênio (1).

Jogadores que mais atuaram:

41 Jogos = João Batista
40 Jogos = João Luís e Tato
39 Jogos = Silas, Juarez, Bolívar e Kita
36 Jogos = Gilberto Costa

A Internacional teve uma média de público de 10.030 pagantes na vitoriosa campanha de 1986.
Foram 421.270 pagantes em 42 jogos, o que gerou uma arrecadação total de CZ$ 10.535.041,00.

Palmeiras 1 x 2 Internacional

Gols - Kita aos 5 e Tato aos 9 minutos do 2º tempo (IN), Amarildo aos 29 minutos do 2º tempo (P)
Local - Morumbi
Data - 03/09/1986
Árbitro - Dulcídio Vanderley Boschilla
Público - 68.564
Renda - CZ$ 2.443.610,00
Palmeiras - Martorelli; Diogo (Ditinho), Márcio, Amarildo e Denis; Lino (Mendonça), Gerson e Jorginho; Mirandinha, Edmar e Éder. Técnico - Carbone.
Internacional - Silas; João Luís, Juarez, Bolívar e Pecos; Manguinha, Gilberto Costa e João Batista (Alves); Tato, Kita e Lê (Carlos Silva). Técnico - Pepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário