1874 – Nasceu Charles Miller, o pioneiro do futebol no Brasil. Com apenas 10 anos de idade, foi mandado por seus pais para a Inglaterra a fim de estudar. Lá ficou conhecendo o futebol, interessou-se por ele, chegou a pratica-lo e quando retornou ao Brasil trouxe da Inglaterra as duas bolas que permitiram aos brasileiros praticar o futebol, a partir de 1895.
1940 – Palestra Itália venceu o Santos por 3 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi na Vila Belmiro e foi o de nº 45 entre as duas equipes.
1946 – Nasceu o jogador Natal, que fez muito sucesso jogando pelo Cruzeiro de Belo Horizonte na década de 60. Depois foi jogar no Corinthians em 1971. Pelo Timão marcou somente um gol que foi justamente na sua estréia num amistoso contra o Marília e que o Corinthians venceu por 2 a 1 (9 de março de 1971). O outro gol corinthiano foi marcado por Rivelino.
1973 – Corinthians venceu o Santos por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Pacaembu e o único tento foi marcado por Rivelino.
1985 – Corinthians perdeu para o Comercial de Ribeirão Preto por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no estádio Palma Travasso, na cidade de Ribeirão Preto e o único gol da partida foi anotado por Manguinha. Este jogo marcou a despedida dos jogadores Dunga e Serginho Chulapa do Corinthians. Pelo Timão, Dunga disputou 61 partidas, enquanto que Serginho Chulapa, 38 e marcou 14 gols.
1990 – Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Pacaembu e os dois gols corinthianos foram marcados por Neto, enquanto que para os mineiros, Gerson marcou o único tento. Este jogo foi válido pelas quartas-de-final do brasileirão daquele ano.
1990 – São Paulo venceu o Santos por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi na Vila Belmiro e o único tento foi marcado por Mário Tilico. Este foi o jogo de nº 200 entre São Paulo e Santos de toda a história e também foi válido pelas quartas-de- final do brasileirão daquele ano.
1993 – São Paulo sagrou-se campeão da Super Copa Libertadores.
1999 – O cavaleiro Rodrigo Pessoa conquistou o 1º lugar no Ranking da Federação Eqüestre.
2006 – Morreu o técnico de futebol João Avelino, que trabalhou em diversos clubes brasileiros. Tinha o apelido de “71” e foi um dos técnicos mais folclóricos do futebol brasileiro.
2007 – Morreu o jogador Pecos num acidente automobilístico na rodovia Limeira – Piracicaba. Jogou na Inter de Limeira, inclusive fez parte daquele time que conquistou o título paulista de 1986 ao vencer o Palmeiras por 2 a 1 em pleno Morumbi.
*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário