Para quem gosta de basquete como eu, as noites a partir de hoje serão bem mais atraentes e menos estressantes. Começa a tão aguardada temporada 2009/10 da NBA, o fanástico basquete norte-americano.
A largada será com 4 partidas. Os especialistas acreditam que o título ficará entre as cinco equipes mais credenciadas, são elas Los Angeles Lakers, San Antonio Spurs, Boston Celtics, Cleveland Cavaliers e Orlando Magic.
Para fim o favorito ainda é o Los Angeles Lakers, que tem um elenco mágico e um jogador que desequilibra. O ala/armador Kobe Bryant (foto), hoje com 31 anos, deve disputar a melhor temporada de todas que participou até hoje, pois está mais maduro e cada vez mais decisivo.
Além dele, o espanhol Pau Gasol, que vive uma fase extraordinária, ajudando inclusive seu país a conquistar o campeonato europeu de seleções.
Se o Lakers já era forte, ficou ainda mas com a chegada do problemático ala Ron Artest, que foi trocado pela promessa Trevor Ariza junto ao Houston Rokets. Era o gatilho que faltava quando Kobe jogará sob pressão e com uma marcação forte, como sempre acontece. É mais uma opção ofensiva e das boas.
Eu vou torcer para o Cleveland Cavaliers, já que meu Indiana Pacers está em baixa e ainda por cima, sem brasileiros. É um time que pode surpreender, pois manteve a base de sucesso da temporada passada - parou na final da Conferência Leste - e ainda se reforçou, principalmente com a chegada do pivô Shaquille O''Neal, dono de quatro títulos da NBA.
Shaq, que ganhou status no Orlando Magic, terá as companhias do brasileiro Anderson Varejão e do astro LeBron James. Outras aquisições foram Anthony Parker, Jamario Moon e Leon Powe, que deixam o banco de reservas cheio de boas opções.
O Boston Celtics vem sem segredo para este ano. Campeão em 2008, o alviverde aposta mais uma vez no ala/pivô Kevin Garnett, que espera não se machucar como na temporada passada, quando ficou algumas partidas de fora.
Recuperado, ele espera manter o entrosamento ao lado de Ray Allen e Paul Pierce. O grande reforço para o ano foi o guerreiro Rasheed Wallace, ex-Portland e que veio do Detroit Pistons.
O Orlando Magic, vice-campeão da temporada passada (perdeu do Lakers) trouxe Vince Carter para aumentar o seu pode ofensivo. O torcedor terá um show a parte, como na época de Penny Hardaway.
O objetivo é disputar mais uma vez o título da Conferência Leste com Cavaliers e Celtics. Permaneceram no elenco os astros Dwight Howard e Rashard Lewis.
Já o San Antonio Spurs decidiu não contratar ninguém de expressão, apostando em quem permaneceu. O time está satisfeito com o trio formado pelo ala/pivô Tim Duncan, o armador francês Tony Parker e o ala argentino Ginóbili. Eu também estaria.
Lendo vários artigos, achei um bastante interessante. Ele diz que a grande surpresa da temporada poderá será o Denver Nuggets, do pivô brasileiro Nenê, que pode até decidir a Conferência Oeste, o que eu acho bastante difícil. A base de 2008 foi mantida com Carmelo Anthony e Chauncey Billups.
Do Phoenix Suns, do armador brasileiro Leandrinho, quase ninguém apostou. Talvez falte um jogador de maior expressão, principalmente na parte defensiva, como tinha na época de Charles Barkley. Bom é saber que Steve Nash e Amare Stoudemire permanecem.
Entre as maiores transferências estão a ida de Allen Iverson para o Memphis Grizzlies e do ala turco Hedo Turkoglu do Orlando Magic para o Toronto Raptors.
Na primeira partida, o Cleveland Cavaliers joga contra o Boston Celtics, em casa. O Denver Nuggets, do brasileiro Nenê, joga contra o Utah Jazz. Já o time de Leandrinho, o Phoenix Suns, estreia contra o LA Clippers fora de casa.
Fórmula de Disputa
Modelo de organização e eficiência no esporte mundial, o campeonato da NBA segue a mesma fórmula dos últimos anos. Cada uma das 30 equipes fará um total de 82 partidas na temporada regular, sendo que as oito melhores de cada conferência (Leste e Oeste) passam para os playoffs. Aí, começam os confrontos eliminatórios, sempre em melhor de sete jogos, até a definição do grande campeão.
Oeste:
Los Angeles Lakers, Denver Nuggets, San Antonio Spurs, Portland Trail Blazers, Houston Rockets, Dallas Mavericks, New Orleans Hornets, Utah Jazz, Phoenix Suns, Golden State Warriors, Minnesota Timberwolves, Memphis Grizzlies, Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers e Sacramento Kings.
Leste:
Atlanta Hawks, Boston Celtics, Charlotte Bobcats, Chicago Bulls, Cleveland Cavaliers, Detroit Pistons, Indiana Pacers, Miami Heat, Milwaukee Bucks, New Jersey Nets, New York Knicks, Orlando Magic, Philadelphia 76ers, Toronto Raptors e Washington Wizards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário