Pesquisar este blog

sábado, 25 de novembro de 2017

Minha coluna de hoje


Vou aproveitar a coluna deste sábado para falar um pouco da minha viagem ao México. Passei uma semana em Riviera Maya, a cerca de duas horas de Cancún, transmitindo a Copa AFIA de Futebol Máster pela AFIA TV. Foi minha terceira vez naquele país. Estive na companhia do também narrador Sidney Botelho e do comentarista gaúcho José Carlos Keiber. Narramos 18 jogos cada um.
-----------------------------------------
Ficamos hospedados no Hotel Barceló, um dos mais conceituados do mundo. Fiquei impressionado com o seu tamanho. O campo ficava dentro do hotel. Mas o que a gente não esperava era a forte chuva que caiu durante três dias consecutivos. Em um deles virou tempestade. Isso alagou completamente o gramado e acabou prejudicando os jogos da fase de classificação.
-----------------------------------------
Foi então que a organização encontrou um outro estádio para dar prosseguimento a competição. A cerca de 15 minutos do hotel. Esse com gramado sintético, impecável. Só não tinha cabine de imprensa. Improvisamos uma na arquibancada. Após três dias de sol, as finais enfim, puderam ser realizadas no Barceló. Os campeões das quatro categorias foram Policarentes/ES (Diamond), G-40/RS (Platinum), Ponta Negra/AM (Silver) e Santos (Gold).
-----------------------------------------
Desde 2014 eu faço parte da equipe de transmissão da AFIA TV. Todos os jogos são transmitidos ao vivo. Tive a honra de narrar em 12 países até agora na minha carreira, entre eles México, Espanha, Portugal, Panamá e República Dominicana. O sonho do presidente Rogério Donato é levar agora a Copa AFIA para os EUA, Emirados Árabes e Austrália. Aí sim!
-----------------------------------------
Nesta edição no México, alguns ex-jogadores que fizeram história em nosso futebol estiverem presentes. O eterno goleador Cláudio Adão por exemplo, foi campeão com o Policarentes/ES, cujo técnico era Paulo Sérgio, ex-goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982. O zagueiro Leandro, campeão mundial com o Grêmio, foi campeão com o G-40 e eleito o melhor jogador do torneio.
-----------------------------------------
Outros jogadores famosos do torneio em Riviera Maya foram os volantes Lima, ex-São Paulo e Roma da Itália, Julinho, ex-Palmeiras, Axel, ex-São Paulo e Santos e o volante Ergos, que jogou no Corinthians. O próximo torneio será no mês de abril de 2018, em Mallorca, na Espanha.
-----------------------------------------
A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro será aberta hoje com um único jogo. Às 17h, Fluminense e Sport no Maracanã. Para o Tricolor Carioca o jogo serve para cumprimento de tabela. Já o time pernambucano é a luta pela sobrevivência na elite. A torcida do Leão fez uma grande festa no aeroporto antes do embarque para o Rio de Janeiro.
-----------------------------------------
Amanhã, Corinthians x Atlético-MG, Cruzeiro x Vasco da Gama, Coritiba x São Paulo, Grêmio x Atlético-GO, Ponte Preta x Vitória, Avaí x Atlético-PR, Flamengo x Santos e Bahia x Chapecoense. Na segunda-feira jogam Palmeiras x Botafogo.
-----------------------------------------
Meus palpites para esta penúltima rodada. Quem gosta e fica só de olho é o amigo Zé Pigossi: Fluminense 0 x 0 Sport, Corinthians 0 x 0 Atlético-MG, Cruzeiro 2 x 0 Vasco da Gama, Coritiba 1 x 1 São Paulo, Grêmio 2 x 0 Atlético-GO, Ponte Preta 1 x 2 Vitória, Avaí 1 x 0 Atlético-PR, Flamengo 1 x 1 Santos, Bahia 2 x 0 Chapecoense e Palmeiras 1 x 1 Botafogo.
-----------------------------------------
A classificação está assim: 1) Corinthians 71, 2) Grêmio 61, 3) Palmeiras 60, 4) Santos 59, 5) Cruzeiro 56, 6) Flamengo 53, 7) Botafogo-RJ 52, 8) Atlético-MG e Vasco da Gama 50, 10) Bahia 49, 11) Atlético-PR e Chapecoense 48, 13) São Paulo e Fluminense 46, 15) Coritiba 43, 16) Vitória 40, 17) Ponte Preta, Sport e Avaí 39 e 20) Atlético-GO 34.  
-----------------------------------------
Nota 10 para o artista plástico Digo Cardoso que pintou os rostos dos 64 brasileiros falecidos na tragédia aérea envolvendo a Chapecoense nos muros da Arena Condá. O material foi entregue em miniatura para família. Na quarta-feira completará um ano deste terrível acidente.
-----------------------------------------
Para ser campeã da Copa Paulista no tempo normal, a Inter de Limeira terá que vencer a Ferroviária, hoje às 18h, na Fonte Luminosa, em Araraquara. No jogo de ida, disputado no Limeirão, houve empate sem gols. Em caso de nova igualdade, a decisão será nas penalidades máximas. Transmito esta partida a partir das 17h, pelos 1020 AM da Rádio Educadora.
-----------------------------------------
João Vallim, ex-Velo Clube, já comandou a Internacional em 29 partidas fora de casa, desde que foi contratado na metade da Série A-3 do ano passado. São 13 vitórias, sete empates e nove derrotas, ou seja, conquistou 46 dos 87 pontos possíveis, o que dá um aproveitamento de 52,8%.
-----------------------------------------
Nesses 29 jogos como visitante, a Inter marcou mais gols do que propriamente sofreu: 45 x 36. Isso comprova a tese de que o Leão é mais ofensivo fora de casa e por isso, costuma se apresentar melhor, até pelo esquema tático com três atacantes.
-----------------------------------------
Nesta Copa Paulista foram 11 jogos fora de casa. A Inter venceu cinco deles (2 x 1 Rio Branco, 4 x 1 Taboão da Serra, 3 x 0 São Paulo, 2 x 1 Água Santa e 2 x 1 Linense). Foram outros três empates (1 x 1 Atibaia, 0 x 0 Audax e 2 x 2 Ferroviária) e três derrotas, todas por 2 a 1 para Desportivo Brasil, Taboão da Serra e XV de Piracicaba.
-----------------------------------------
Apenas três times conseguiram derrotar a Ferroviária na Fonte Luminosa nesta Copa Paulista: XV de Piracicaba (1 x 0), Mirassol (2 x 0) e Portuguesa (1 x 0).  A Ferrinha conseguiu seis vitórias, diante de Linense (3 x 0), Noroeste (2 x 0), Velo Clube (5 x 1), Penapolense (2 x 1), Taboão da Serra (3 x 0) e Santos (3 x 2). Foram outros dois empates contra Água Santa (0 x 0) e a própria Internacional (2 x 2).
-----------------------------------------
O diário argentino "Olé" trouxe a informação que o Lanús vai apresentar uma queixa formal à Conmebol pelos "maus tratos" aos torcedores que foram assistir à partida em Porto Alegre. Além de carros depredados, os torcedores argentinos só puderam entrar na arena aos 40 minutos do 1º tempo.
-----------------------------------------
Curiosidade do dia: No Campeonato Paulista de 1958, o Santos F.C. marcou 146 gols, sendo que 58 foram assinalados por Pelé. Um recorde que jamais será quebrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário