Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Independente perde em Americana e investidor critica postura do time


Está virando moda ex-jogador do Independente brilhar contra a equipe limeirense nesta Copa Paulista. Primeiro foi o meia Dodô, que marcou os dois gols da vitória do União Barbarense por 2 a 1, em Santa Bárbara d'Oeste. Agora foi a vez de Joãozinho anotar os três gols do Rio Branco, sábado no Décio Vitta, em Americana.

O sinal amarelo foi aceso no Independente. Após a derrota por 3 a 0, o jejum de vitórias aumentou para 142 dias - a última foi conquistada sobre o Velo Clube, no mês de abril pela Série A-2.

Indignado com a atuação do time, o investidor Anivaldo dos Anjos Mattos disse aos microfones da Rádio Educadora após a partida que "estão faltando vergonha na cara e profissionalismo no clube".

Confirmou que vai se reunir com o elenco para cobrar uma reação.

"Em três anos de Independente, apenas uma vez atrasei salário e por apenas alguns dias. Mesmo assim, alguns jogadores ameaçaram fazer até greve. Como está tudo em dia, chegou minha vez de cobrar. Tem muito jogador sonhando que está jogando no Maracanã. Aqui é mais sério. É preciso descer do salto. Do jeito que está não pode continuar. Não dá para aceitar um time atuando desta forma", afirmou.

Jogo

Álvaro Gaia pagou um preço alto por mudar seu esquema tático. Ele sacou o meia Romarinho, principal articulador da equipe para colocar o volante Fabiano, deixando o Independente bem mais retrancado. Não deu certo.

O Rio Branco, que precisava da vitória para se classificar antecipadamente, começou dominando as ações e aos 4 minutos, após escanteio cobrado por Nicholas, o lateral Eusébio, livre na pequena área, perdeu uma grande chance, escorando para fora.

A história do jogo poderia ter sido outra. Aos 11 minutos, Melinho deixou Americano na cara do gol. O atacante, destaque do Globo Esporte de sábado, tentou encobrir o goleiro Cleber Alves, mas o limeirense fechou o ângulo, praticando uma excelente defesa.

Vinícius Bovi era o jogador mais ofensivo do Independente. O ala deu um enorme trabalho para a defesa rival e foi escolhido, por unanimidade, o melhor jogador em campo pelos 1020 AM.

Aos 17 minutos, o rápido André Luiz recebeu na esquerda e foi para cima do zagueiro Xandão, que o parou com falta dentro da área. O árbitro Edson Alves da Silva marcou a penalidade máxima.

Os jogadores galistas reclamaram bastante, entendendo que a falta foi fora da área. Mas nas imagens do repórter cinematográfico Fernando Carvalho é possível ver que o juiz acertou em sua marcação. Joãozinho, campeão da Segundona de 2011 pelo Independente, deslocou Marcelo Bonan, abrindo o placar para o time da casa.

Quatro minutos depois uma pintura no Décio Vitta e de novo com Joãozinho. O atacante, que segundo informações não acertou com o Independente por uma diferença de R$ 1 mil, foi acionado no ataque, girou sobre Walker e bateu de fora da área, colocado, no ângulo de Marcelo Bonan. Um golaço: 2 a 0.

O Galo até melhorou após sofrer o segundo gol. Criou boas chances com Walker e Americano, mas o gol não acontecia. Aos 32, Joãozinho recebeu pela esquerda e deu um passe milimétrico para Artur na área. Desta vez, Marcelo Bonan segurou firme a pancada do meia.

Aos 36, novamente Bonan foi exigido. O goleiro foi obrigado a se esticar todo em seu canto direito para evitar o gol de falta de Mika. No rebote, André Luiz finalizou na rede pelo lado de fora.

Só dava Tigre. Parecia que o time de Americana queria atropelar o Independente. Aos 39, Joãozinho, que subiu com o Novorizontino, foi acionado na direita, trouxe para o meio e bateu colocado, por cima do gol galista. Aos 41, André Luiz escapou pela esquerda e cruzou na medida para Wallace. O centroavante bateu de primeira, mandando a bola no travessão de Marcelo Bonan.

Aos 44, na única jogada de Lucas Xavier em toda partida, o menino prodígio chutou forte de fora da área, rente a trave de Cleber Alves. Mas aos 47, o infernal Joãozinho tabelou com André Luiz e saiu na cara do gol. O atacante teve tranquilidade para bater cruzado, ampliando para 3 a 0.

Os jogadores galistas foram cabisbaixos para os vestiários. Gaia voltou com Romarinho e PC nos lugares de André Pastor e Melinho.

Porém, o que o treinador não esperava era pela expulsão de Andrezinho. O lateral-esquerdo entrou forte em André Luiz após ser driblado na linha de fundo. Cartão vermelho direto para o galista.

O Rio Branco diminuiu seu ritmo, mas aos 10 minutos criou boa oportunidade com o zagueiro Rodrigo, que dominou com o peito na área e finalizou para a defesa de Marcelo Bonan.

O zagueiro Xandão foi para o ataque e tentou dois arremates de fora da área, ambos defendidos por Cleber Alves. Aos 20, André Luiz deu um passe "açucarado" para Joãozinho. O atacante só não marcou seu quarto gol na partida graças a saída arrojada de Marcelo Bonan.

A situação galista piorou ainda mais aos 25 minutos, quando Fabiano perdeu a cabeça e entrou de forma violenta em André Luiz na ponta-direita. Outro cartão vermelho direto. Gaia foi obrigado a sacar Americano para recompor o sistema de marcação com Cláudio Ralo.

O Independente apenas assistir o Rio Branco jogar. Não tinha o que fazer. Enquanto isso a torcida se divertia com o tradicional "olé". Aos 32, quase descontou com PC em cobrança de falta, mas novamente o arqueiro limeirense estava firme em sua meta.

O técnico William Sander colocou mais fogo no jogo com a entrada de Renatinho, ex-Inter de Limeira. Aos 33, o veloz atacante penetrou pela direita e mandou forte e no alto. Grande defesa de Marcelo Bonan.

O Independente se fechou nos 10 minutos finais para evitar um placar mais elástico. Vendo a fragilidade do adversário, o Tigre também tirou o pé do acelerador e gastou o tempo até o apito final.

Com apenas dois pontos ganhos e com um retrospecto de duas derrotas e dois empates, o Independente faz um jogo decisivo no próximo sábado, às 16h, no Pradão, diante do já classificado União Barbarense. É vencer ou vencer, caso contrário, o Galo terá que decidir sua sorte na última rodada em Piracicaba, diante do XV.

Ficha Técnica

Rio Branco 3 x 0 Independente


Gols - Joãozinho aos 18, 21 e 47 do 1º tempo (RB)
Local - Estádio Décio Vitta, em Americana
Árbitro - Edson Alves da Silva
Auxiliares - Diogo Luiz Freire e Edislândio Nunes Bernardo
Público - 521 pagantes
Renda - R$ 6.590,00
Independente - Marcelo Bonan; Vinícius Bovi, Denner, Xandão e Andrezinho; Walker, Fabiano, André Pastor (Romarinho) e Melinho (PC); Americano (Cláudio Ralo) e Lucas Xavier. Técnico - Álvaro Gaia.
Rio Branco - Cleber Alves; Eusébio, Rodrigo, João Gabriel e Nicholas; Mika (Renatinho), Artur, Murilo e André Luiz (Chinaki); Wallace e Joãozinho (Val). Técnico - William Sander.
Ocorrências - cartões vermelhos para Andrezinho e Fabiano (IN) e amarelos para Walker, André Pastor e Cláudio Ralo (IN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário