Pesquisar este blog

domingo, 17 de maio de 2015

Minha coluna Pimba de hoje

Difícil escrever isso, doi até na alma, mas a Inter não tem a menor chance de subir hoje. Ela pode até vencer em Votuporanga, como eu acredito, o problema é que o Juventus não vai deixar escapar o acesso diante do já eliminado Grêmio Osasco e diante de sua torcida.

Para você leonino entender, a Inter tem que vencer em Votuporanga e ainda por cima torcer para o Juventus perder para o Grêmio Osasco, na Rua Javari. Ou seja, quando você passa a depender dos outros, sua chance é mínima.

Só como base: o Juventus jogou 11 vezes na Rua Javari nesta A-3 e venceu 10, duas delas diante da própria Inter: 2 x 0 (fase inicial) e 4 x 0 (quadrangular final). Apenas o São José conseguiu derrotar o Moleque Travesso em sua casa: 1 x 0. A FPF vai adorar a volta do time grená.

Já o Votuporanguense mereceu subir. Se você é competente em sua casa, a chance de sucesso é enorme. O CAV não perdeu nenhum jogo em Votuporanga. Taí o exemplo.


Como pode a Inter não vencer nenhum dos três jogos que realizou no Limeirão neste quadrangular final? Foram três empates. Assim fica difícil. Sem contar que em nenhum jogo a Inter conseguiu colocar mil pagantes no Major Levy.

É fácil analisar agora. Na minha opinião, um dos grandes erros do técnico Betão Alcântara foi apostar no veterano Marcos Denner, de 39 anos. O treinador perdeu uma ficha importante. O atacante marcou apenas um gol, e de pênalti ainda (contra a Santacruzense), e ficou mais tempo no banco de reservas do que em campo.

Já dos três reforços que chegaram por último, quebrei a cara com o Marcelinho. Rasguei elogios ao meia, que fez dois excelentes Paulistas pelo Rio Claro. O "perninha curta", como o cinegrafista Fernando Carvalho se referia ao jogador, deixou a desejar.

Me lembro como se fosse hoje. Quando o Taubaté anunciou a contratação do volante Jordy Guerreiro, que subiu no ano passado com o Independente para a Série A-2, o repórter Denis Suidedos virou para mim e disse: "agora só tem três vagas de acesso. Uma é do Taubaté". Dito e feito. Esse jogador não cheira acesso, ele fede acesso. Parabéns Jordy.

No Independente, Álvaro Gaia tem uma lista com mais de 20 jogadores. Sua intenção é trazer um lateral-direito, dois meias e dois atacantes. Nomes como o de Matheus Borges (Comercial), Rafael Chorão (Rio Branco) e Bruno Farias (Marília) são os mais cotados.

Até agora apenas Alemão e Johnathan deixaram o elenco, pois seus contratos se encerraram. Ambos foram para o Bragantino, disputar a Série B do Brasileiro. Detalhe: o Galo não ganhou um centavo em cima deles. 

Xandão pode ser emprestado ao Salgueiro/PE, enquanto o promissor Lucas Xavier pode acertar com um gigante do futebol brasileiro.

O goleiro José Guilherme, do time Sub-20 do Independente, está virando um especialista em defender pênaltis. Que fase do filho do Dr Anivaldo dos Anjos e da doutora Fátima. Tem futuro o menino.

Conversei durante a semana com o professor João Evangelista Macário, especialista em handebol em nossa cidade. Ele me contou que sua equipe, a Einstein, está fechando uma parceria com a marca esportiva alemã Rhumell. Legal demais.

Macário tem uma ideia que a prefeitura bem que poderia acatar. O antigo prédio da Einstein, na Senador Vergueiro, está à venda. O local poderia se transformar, entre tantas coisas, em alojamento para atletas da nossa cidade.

O prédio é tão grande e cheio de salas, que poderia receber praticantes de xadrez, damas, artes marciais, ginástica, tênis de mesa e outros esportes. Até um refeitório poderia ser construído.

Macário lembrou que em Santo André, a prefeitura adquiriu um prédio parecido e colocou em prática esse projeto. Achei essa ideia sensacional. O maior problema talvez seja levantar o dinheiro para comprar o imóvel. Mas seria fantástico.

O grande Sérgio Macedo, principal nome do futsal de Limeira nos últimos anos, está prestes a deixar a modalidade. Cansado e alegando problemas profissionais, o esportista pode ter organizado sua última Copa Verão.

Eu lamento muito se isso acontecer. Poucas pessoas têm tanta dedicação ao esporte em Limeira como o Sérgio Macedo. Ele respira futsal e sempre organizou excelentes torneios. Tomara que ele reveja sua decisão, até para o bem do praticantes da bola pesada.

O Corinthians precisa abrir o olho. Sua situação financeira é terrível e preocupante. O ideal nesse momento é vender o zagueiro Gil para o futebol alemão por 20 milhões de euros e não renovar com Paolo Guerrero.

Foi uma vergonha o que o Corinthians fez na quarta-feira. Óbviamente que os salários atrasados interferiram no rendimento dos jogadores. Mas eles deveriam ter respeito com a torcida presente no Itaquerão.


O torcedor da Winner esperava mais da equipe limeirense nos playoffs semifinais do NBB7 contra o Flamengo. Pelo menos uma vitória.

Mas entendo que o Mengão tem um elenco melhor e mais experiente. Gosto de ver mais o lado positivo da situação. Pela primeira vez a Winner terminou entre os quatro melhores times de basquete do país e novamente estará no Sul-Americano. Não está bom?

Passado o NBB7, a meta agora é preparar o time para o Campeonato Paulista, que começará em agosto. É evidente que alguns jogadores devem deixar o elenco. O primeiro reforço deve ser o ala Gruber, do Uberlândia.

A principal dificuldade será renovar o contrato de David Jackson. O americano é o jogador mais cobiçado pelos times de ponta do Brasil, em especial Bauru. Sem contar o nome forte que ele tem no basquete argentino e no uruguaio.

O que pode ajudar na renovação, é que David Jackson se adaptou em Limeira. Gosta daqui e tem o carinho da torcida, que em todo jogo o chama de MVP. Se perder o americano, que tem mais de dois mil pontos pela Winner, Dedé Barbosa vai atrás do ala argentino Matta, de Franca.

E Mogi das Cruzes hein? Vence a série melhor de cinco contra Bauru por 2 a 1 e pode fechar hoje, novamente em Mogi das Cruzes. Além da queda de rendimento do time de Guerrinha, Mogi está jogando muito.

A Gazeta de Limeira e a Rádio Educadora sem o João Valdir de Moraes ficam mais tristes. Volta logo "pequeno notável". Sua presença no dia-a-dia nos enche de alegria e nos faz bem.

Gostaria muito de agradecer a vereadora Lu Bogo (PR) que protocolou na Câmara Municipal um pedido que concede a mim o título de "Cidadão Limeirense". Confesso, me emocionei demais ao ser informado.


Se for aprovado, será um dos dias mais felizes da minha vida. Nasci em Rio Claro, mas há 20 anos trabalho em Limeira. Gosto sempre de dizer que: "pode ter alguém que goste de Limeira tanto quanto eu, porém mais do que eu não". Obrigado de coração à todos de Limeira que me "adotaram" com muito carinho. Espero sempre fazer o melhor para o esporte da cidade.

Hoje a Gazeta de Limeira completa 84 anos. Faço parte deste time há 15 anos. E com muito orgulho. É interessante como as pessoas nos associam. Muitos me chamam de "Edmar da Gazeta" e outros "Edmar do Pimba".

Só tenho que parabenizar à todos do matutino por mais esse ano. Mesmo diante de todas as dificuldades da economia brasileira, a Gazeta de Limeira segue firme e forte, claro que graças a competente administração da família Lucato, em especial do Dr Roberto.

Graças a Deus tive algumas propostas de trabalho, mas não consigo me ver longe da Gazeta de Limeira. Gosto demais daqui e me sinto bem nesse local. Fico mais feliz ainda por ser o editor de esportes e de ter toda a confiança do Dr Roberto. É uma responsabilidade enorme, mas que me incentiva a crescer cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário