1934 – Nasceu o técnico Milton Buzetto, que trabalhou muitos anos no Juventus da Rua Javari e era tido como técnico “Retranqueiro”.
1937 – Corinthians venceu o Palestra Itália por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Parque Antarctica e o único gol da partida foi anotado por Teléco. Com o braço machucado, Teléco não podia jogar. Quando Zuza, seu substituto soube que iria ser o titular, desmaiou tamanha era a responsabilidade, pois o adversário era o Palestra e quem vencesse aquela partida, praticamente seria o campeão daquele ano. Com isto, Teleco teve que jogar mesmo machucado. Não só jogou como também fez o gol da vitória que praticamente deu o título que veio duas rodadas depois.
1959 – Coritiba venceu o Atlético Paranaense por 6 a 0 pelo Campeonato Paranaense.
1962 – Santos venceu o Palmeiras por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi na Vila Belmiro.
1963 – Santos venceu o Milan da Itália por 4 a 2 pelo Mundial Interclubes. O jogo foi realizado no Maracanã e os gols do Peixe foram marcados por: Pepe (2), Lima e Almir, enquanto que para o time italiano marcaram Mazzola e Mora. Esta foi a segunda partida da grande decisão. A primeira o Milan venceu por 4 a 2 lá na Itália. Com esta vitória do Santos na segunda partida, foi necessário uma terceira, que aconteceu dia 16 de novembro, também no Maracanã.
1965 – Santos venceu o Corinthians por 4 a 2 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Morumbi e os gols santistas foram marcados por: Coutinho (2), Pelé e Mengalvio, enquanto que para o Timão marcaram Flavio e Marcos.
1969 – Neste dia Santos e Bahia jogaram no estádio da Fonte Nova pelo campeonato brasileiro. O Brasil inteiro esperava pelo milésimo gol de Pelé. O jogo já caminhava para o seu final, quando Pelé deu uma arrancada daquelas que o torcedor brasileiro bem conhece. O goleiro saiu nos seus pés, mas foi driblado numa simples gingada de corpo e, de pé direito chutou ao gol. A bola tinha endereço certo, ou seja, as redes do Bahia. Os torcedores já estavam em pé, prontos para gritarem GOL, mesmo sendo contra seu time do coração. Mas o que ninguém imaginava, é que Nildo, um dos zagueiros do Bahia, surgiu do nada e, esticando a perna esquerda consegue evitar o tão esperado milésimo gol, jogando a bola para escanteio. O que se viu naquele momento, foi algo surpreendente. O estádio inteiro começou a vaia-lo e a xinga-lo, pois com aquele simples gesto de evitar o gol, ele acabou com o sonho de milhões de brasileiros que esperavam por aquele momento, como se espera uma criança que está para nascer. E para desespero daqueles torcedores, alguns minutos depois, o árbitro deu por encerrada aquela partida. Tudo ficava para o próximo jogo do Santos, que era no dia 19 de novembro contra o Vasco no Maracanã.
1970 – Corinthians venceu o Vasco da Gama por 3 a 1 pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O jogo foi no Pacaembu e os gols corinthianos foram marcados por; Lindóia, Suingue e Paulo Borges, enquanto que para o Vasco, Dé marcou o único tento.
1975 – Nasceu o jogador Luizão, que jogou em inúmeros clubes brasileiros. Foi campeão pelo Palmeiras, pelo São Paulo e também pelo Corinthians, onde jogou de 1999 até 2002 e nesse período sagrou-se campeão mundial em 2000, brasileiro em 1999 e do Torneio Rio-São Paulo em 2002. No final de carreira virou um andarilho do futebol e começou a jogar em times de menor expressão.
1976 – Neste dia aconteceu o primeiro gol de Maradona como jogador profissional.
*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário