Pesquisar este blog

sábado, 21 de agosto de 2010

Curiosidades do dia: 21 de agosto

1898 – Foi fundado o Clube de Regatas Vasco da Gama – RJ.

1938 – Foi fundado o Operário Futebol Clube – MT.

1939 – Nasceu o jogador Djalma Dias, que jogou no Flamengo, no Palmeiras e no Santos. No Palmeiras fez parte da primeira academia na década de 60. Ele é pai do jogador Djalminha.

1949 – Vasco da Gama goleou o Flamengo por 5 a 2 pelo Campeonato Carioca. O jogo foi no estádio de São Januário e foi o de nº 77 entre as duas equipes. Com esta derrota para o seu maior rival, a torcida do Flamengo ficou revoltada e queimou a camisa 10 de Jair da Rosa Pinto e exigiram a volta do técnico Flávio Costa. Quando se enfrentaram no segundo turno, dia 13 de novembro, o Vasco voltou a vencer e neste dia sagrou-se campeão carioca de forma invicta.

1956 – Nasceu o técnico de futebol Vadão, que já trabalhou em diversos clubes brasileiros, com destaque para Mogi Mirim, São Paulo e Guarani. Hoje está na Portuguesa.

1958 – Palmeiras venceu o Corinthians por 4 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e os gols foram marcados por Paulinho (3) e Julinho. Este foi o jogo de nº 136 entre as duas equipes. Com esta vitória do Palmeiras, foi quebrado um tabu de 7 anos sem vencer o Corinthians pelo Campeonato Paulista. Ao todo foram 10 vitórias e 5 empates.

1966 – Corinthians venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 3 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi realizado em Ribeirão e os gols corinthianos foram anotados por Edson Cegonha (2), Flávio e Ditão, enquanto que para o Botafogo marcaram Quarenta (2) e Márcio. Este jogo estava dois a zero para o Botafogo até os 33 minutos do segundo tempo. Em 12 minutos saíram 5 gols.

1969 – Brasil venceu a Colômbia por 6 a 2 pela Eliminatórias da Copa de 1970. O jogo foi realizado no Maracanã e os gols brasileiros foram anotados por Tostão (2), Edu, Pelé, Rivelino e Jairzinho.

1977 – Corinthians venceu o São Paulo por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Morumbi e o único gol da partida foi anotado por Geraldão. Este foi o jogo de nº 180 entre as duas equipes.

2002 – O técnico Luiz Felipe Scolari, o Felipão despede-se da Seleção Brasileira.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário