Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curiosidades do dia: 10 de agosto

1934 – Nasceu o jogador Zague, que jogou no Corinthians de 1956 até 1961. Nesse período jogou 241 vezes. Venceu 122, empatou 53 e perdeu 66. Marcou 127 gols com a camisa corinthiana. Logo na sua estréia marcou 2 gols na goleada do Timão sobre o Santos por 4 a 0 em plena Vila Belmiro no dia 11 de novembro de 1956. Os dois primeiros gols foram na sua estréia, quando o Corinthians venceu o Santos em plena Vila Belmiro por 4 a 0.

1941 – Corinthians venceu o São Paulo por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi disputado no estádio do Pacaembu e os gols foram marcados por Teléco (2) e Joane.

1942 – Nasceu o jogador Toninho Guerreiro, que começou no Noroeste de Bauru, depois jogou no Santos onde fez dupla de área com Pelé. Toninho tem uma marca que dificilmente será quebrada. Foi campeão pelo Santos em 1967, 68 e 69. Depois foi jogar no São Paulo e ficou campeão em 1970 e 71, ou seja, ficou campeão paulista 5 vezes seguidas, jogando em 2 clubes.

1952 – Corinthians e Santos empataram em 3 a 3 pelo Torneio Santos Futebol Clube. O jogo foi realizado na Vila Belmiro. Os gols corinthianos foram anotados por Jackson (2) e Cláudio, enquanto que para o Peixe marcaram Américo, Alemão e o terceiro foi de Homero contra. Com este empate, o Santos ficou campeão do torneio.

1969 – Brasil venceu a Venezuela por 5 a 0 pelas Eliminatórias da Copa de 1970. O jogo foi realizado em Caracas e os gols foram anotados por Tostão (3) e Pelé (2).

1975 – Internacional venceu o Independente por 1 a 0. O jogo foi realizado na Usina São João, em Araras, pelo returno do Campeonato Paulista. O gol leonino foi marcado por Sérgio Moraes, de cabeça, aos 15 minutos do segundo tempo, depois de um escanteio cobrado por Nunes.

OBS - Este foi o 2º Derby oficial entre Galo e Leão. Os principais jogadores em campo foram; o goleiro Dona pela Inter, fazendo verdadeiros milagres e João Ferraz pelo Independente, inclusive acertando a trave leonina numa cobrança de falta, mas acabou sendo expulso por reclamações nos minutos finais pelo árbitro José de Assis Aragão, que segundo o atleta, teria deixado de marcar um pênalti escandaloso do goleiro Dona em cima do atacante Chiquinho. Ao término da partida, o árbitro precisou ser escoltado para deixar o gramado. Mesmo com 10 homens em campo, quase que o Galo empatou a partida, quando Nestor depois de vencer o goleiro, chutou, mas o zagueiro Klein salvou em cima da linha. Esta foi a primeira vitória da Inter nos Derbys.

1978 – Guarani venceu o Palmeiras por 1 a 0 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi em São Paulo e o único gol da partida foi anotado por Zenon cobrando pênalti. Este foi o primeiro jogo da decisão do campeonato brasileiro daquele ano. O segundo jogo aconteceu dia 13 em Campinas.

1980 – São Paulo venceu o Corinthians por 4 a 0 pelo Campeonato Paulista. Os gols foram marcados por Serginho Chulapa (2), Paulo César e Renato. Este foi o jogo de nº 191 entre as duas equipes.

1994 – O Grêmio sagrou-se Campeão da Copa do Brasil ao vencer o Ceará por 1 a 0.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário