Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Espanha é campeã, com méritos


A Espanha enfim conquistou o seu primeiro título da Copa do Mundo. Na final disputada no estádio Soccer City, em Johannesburgo, os espanhóis só conseguiram vencer a Holanda por 1 a 0 no segundo tempo da prorrogação, com um gol salvador do meia Iniesta, que marcou já nos minutos finais do tempo extra.

Para levar a taça em sua primeira final de Copa, a Espanha teve que superar o jogo violento que marcou a grande decisão na África do Sul, em grande parte praticado pelos holandeses. A decisão ficará marcada como uma das mais violentas da história dos Mundiais. Além das 37 faltas, foram 14 cartões amarelos, sendo nove para a Holanda, e um vermelho.

Com o título espanhol, a Holanda amarga a sua terceira derrota em finais de Copas e a segunda na prorrogação - já havia perdido as decisões de 1974 e 1978, sendo a última no tempo extra. Foi a quarta decisão do Mundial decidida na prorrogação.

*** Iker Casillas tornou-se o segundo goleiro a levantar a taça de campeão mundial. O camisa 1 espanhol, aliás, fez por merecer tal título. O capitão de 29 anos imitou o gesto de Dino Zoff, campeão pela Itália em 1982.

Ficha Técnica:

Holanda 0 x 1 Espanha

Holanda - Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst (Braafheid); De Jong (Van der Vaart), Van Bommel e Sneijder; Robben, Van Persie e Kuyt (Elia). Técnico: Bert van Marwijk.
Espanha - Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso (Fabregas), Xavi e Iniesta; Pedro (Jesus Navas) e David Villa (Torres). Técnico: Vicente del Bosque.
Gol - Iniesta, aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.
Cartões amarelos - Mathijsen, Van der Wiel, Robben, Van Bronckhorst, De Jong, Van Bommel e Van Persie (Holanda); Xavi, Iniesta, Capdevilla, Sergio Ramos e Puyol (Espanha).
Cartão vermelho - Heitinga (Holanda).
Árbitro - Howard Webb (Inglaterra).
Público - 84.490 espectadores.
Local - Estádio Soccer City, em Johannesburgo (África do Sul).

*** Foto reproduzida do twitter do zagueiro Puyol

Nenhum comentário:

Postar um comentário