1929 – Nasceu o jogador Julio Botelho, mais conhecido por Julinho, que jogou no Juventus, na Portuguesa de Desportos e depois foi jogar na Fiorentina, da Itália, onde se tornou também um ídolo, por tudo que ele fez por aquele clube. Ao voltar para o Brasil, veio jogar no Palmeiras, onde foi ídolo e é lembrado com muito carinho pelo torcedor palmeirense até hoje. Jogou também em nossa seleção na Copa de 1954, que foi disputada na Suíça.
1940 – Nasceu o jogador Amarildo, que começou no Goitacaz do Rio de Janeiro, depois ficou dois anos no Flamengo. Mas seu sucesso maior foi no Botafogo, que na época tinha um time espetacular. Na Copa de 62, no Chile, precisou substituir Pelé e não fez feio, pois marcou gols importantes para a conquista do nosso bicampeonato mundial.
1966 – Portugal venceu a Rússia por 2 a 1 pela Copa do Mundo. Os gols portugueses foram marcados por Eusébio e Torres, enquanto que para a Rússia marcou Malafeev. Com esta vitória Portugal ficou em 3º lugar naquele mundial.
1967 – Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi realizado no Pacaembu, num sábado à tarde e os gols corinthianos foram marcados por Nair e Rivelino, enquanto que para o Verdão, César marcou o único tento. Quando Rivelino marcou o segundo gol do Corinthians, um torcedor do Palmeiras que estava nas arquibancadas do Pacaembu começou a ter enfarto. Levaram para o hospital, mas não resistiu e veio a falecer.
1971 – Flamengo venceu o Vasco da Gama por 2 a 1 pelo Campeonato Carioca. Este jogo marcou a estréia do jogador Zico como jogador profissional. Pelo Flamengo realizou 765 jogos e marcou 568 gols.
1989 – Morreu o técnico de futebol Osvaldo Brandão, um verdadeiro colecionador de títulos. Trabalhou em vários clubes grandes do futebol brasileiro. Foi campeão no São Paulo, no Palmeiras e no Corinthians, sendo que no time de Parque São Jorge, conquistou dois títulos que a Fiel torcida jamais esquecerá. O de 1954, Campeão do IV Centenário e o de 1977, depois de ficar 22 anos na fila.
1990 – Botafogo venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca. O jogo foi no Maracanã e o único gol da partida foi marcado por Carlos Alberto Dias. Com esta vitória o Botafogo sagrou-se campeão. Devido a uma briga no tapetão, logo após o término no jogo, os jogadores do Vasco também deram uma volta olímpica, mas não carregando o troféu, pois este estava nas mãos dos jogadores do Fogão, mas sim com uma caravela, simbolizando que também eram campeões. Dias depois o TJD - Tribunal de Justiça Desportiva, declarou o Botafogo como legítimo campeão de 1990. Com isto, o Fogão sagrou-se bicampeão, pois no ano anterior também ficou com o título estadual.
2007 – Encerramento dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. O Brasil terminou com 54 medalhas de ouro, 40 de prata e 67 de bronze.
2009 – O nadador brasileiro César Cielo venceu os 100 metros livres no mundial de esportes aquáticos, na cidade de Roma, Itália. Com esta vitória, ele conquistou a medalha de ouro e ainda quebrou o recorde mundial.
*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário