Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Curiosidades do dia: 14 de julho

1929 – Corinthians e Santos empataram em 2 a 2 num jogo amistoso realizado na Vila Belmiro. Os gols corinthianos foram marcados por Perez e Rato, enquanto que para o Peixe marcaram Feitiço e Evangelista. Aos 27 minutos do segundo tempo, Del Débio e Feitiço trocaram agressões. Os torcedores santistas invadiram o campo e os jogadores do Corinthians resolveram abandonar o gramado.

1930 – Brasil perdeu para a Iugoslávia por 2 a 1 em sua estréia na Copa do Mundo daquele ano. O jogo foi realizado em Montevidéu (Uruguai) e o único gol brasileiro foi de Preguinho. Este gol de Preguinho, que é filho do escritor Coelho Neto, foi o primeiro do Brasil em Copas do Mundo.

1937 – Nasceu o jogador de basquete Wladimir Marques, que jogou por muitos anos no Corinthians e também em nossa seleção brasileira.

1945 – Nasceu o jogador uruguaio Forlan, que durantes muitos anos defendeu o São Paulo, sagrando-se campeão paulista em 1970 e 1971.

1953 – Corinthians venceu o Roma, da Itália por 1 a 0 pelo Torneio “Pequena Taça do Mundo” que foi realizado em Caracas, na Venezuela. O único gol da partida foi anotado por Luizinho.

1962 – Ademir da Guia fez sua primeira partida com a camisa do Palmeiras.

1977 – Brasil venceu a Bolívia por 8 a 0 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1978, que seria disputada na Argentina. O jogo foi em Cali (Bolívia) e os gols foram marcados por: Zico (4), Gil, Roberto Dinamite e Toninho Cerezo.

1984 – Nasceu o jogador Nilmar, que se destacou no Inter de Porto Alegre, depois foi jogar na Europa, veio para o Corinthians e sagrou-se Campeão Brasileiro em 2005, depois voltou ao Inter. Hoje está no futebol espanhol.

1992 – Corinthians venceu o América – RN por 3 a 0 pela Copa do Brasil. O jogo foi no Parque São Jorge e os gols foram marcados por; Neto (2) e Giba. Neste jogo, o velho Parque São Jorge voltou a ser utilizado depois de quase 10 anos, pois a última partida realizada naquele estádio tinha sido em 27 de outubro de 1982, quando o Corinthians venceu o São Bento de Sorocaba por 2 a 1.

2005 – São Paulo venceu o Atlético Paranaense por 4 a 0, pela Taça Libertadores da América. Os gols foram marcados por: Amoroso, Fabão, Luizão e Diego Tardelli. Com esta vitória o São Paulo sagrou-se tricampeão. Esta foi uma decisão histórica, pois pela primeira vez acontecia uma decisão entre dois clubes do mesmo país. Mas no ano seguinte mudaram o regulamento para não acontecer mais isto.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário