Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Curiosidades do dia: 09 de julho

1922 – Corinthians venceu o Palestra Itália por 2 a 0 num jogo amistoso realizado no Parque Antarctica. Os gols foram feitos por Gambarota e Neco. Este jogo valia uma taça toda de prata, em homenagem a dois aviadores portugueses, que foram os primeiros a atravessarem o Atlântico Sul. E dos camarotes eles assistiram esta vitória corinthiana que acabou levando a Taça para o Parque São Jorge.

1944 – Nasceu o jogador Flávio, que jogou no Corinthians de 1964 até 1969. Nesse período foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1966, realizou 228 partidas e marcou 170 gols, sendo um deles, o da quebra do Tabu contra o Santos. Depois foi jogar no Internacional de Porto Alegre onde sagrou-se campeão vários anos e também jogou no Fluminense, onde repetiu a dose ficando campeão várias vezes. Defendeu nossa seleção por inúmeras vezes.

1950 – Brasil venceu a Suécia por 7 a 1 em sua quarta partida pela Copa do Mundo daquele ano. O jogo foi realizado no Maracanã e os gols brasileiros foram marcados por; Ademir de Menezes (4), Chico (2) e Manéca.

1972 – Brasil venceu Portugal por 1 a 0, num jogo amistoso realizado no Maracanã. O único gol da partida foi anotado por Jairzinho.

1980 – Corinthians e Portuguesa de Desportos empataram em 0 a 0 pelo campeonato paulista. O jogo foi no Pacaembu. Aos 44 minutos do segundo tempo, o árbitro Márcio Campos Sales marcou um pênalti contra o Corinthians. A torcida corinthiana indignada com aquela marcação, invadiu o gramado e não deixou cobrar o pênalti. Por falta de segurança o árbitro deu a partida por encerrada. Dias depois no julgamento, a Federação Paulista declarou o jogo como 1 a 0 para a Portuguesa.

1986 – Corinthians venceu o XV de Jaú por 2 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e os gols foram marcados por Ricardo e Casagrande. O jogador Dimas, do Corinthians, ao ser expulso, ficou tão revoltado com o árbitro Antonio Carlos Gomes Saraiva, que tirou o cartão vermelho de sua mão e aplicou ao apitador. Até então foi um fato inédito.

1994 – Brasil venceu a Holanda por 3 a 2 em sua quinta partida pela Copa do Mundo daquele ano. O jogo foi disputado em Dallas e os gols brasileiros foram anotados por Romário, Bebeto e Branco, enquanto que para os holandeses marcaram Bergkamp e Winter. Com esta vitória, o Brasil estava classificado para a semifinal, que seria contra a Suécia. Quando Bebeto marcou o gol, ele correu para a beira do gramado e fez novamente aquele gesto de embalar uma criança. Só que desta vez era para homenagear seu filho Matheus que havia nascido dois dias antes.

2006 – Itália e França empataram em 1 a 1 pela Copa do Mundo. O gol francês foi anotado por Zidane, enquanto que para os italianos, Materazzi empatou a partida. Como este jogo era a final daquele mundial, precisava haver um vencedor, sendo assim tivemos uma prorrogação, na qual ninguém marcou. Esta foi a 11ª prorrogação que a Itália enfrentou em toda a história de Copa do Mundo. Veio então as cobranças de pênaltis, que vale lembrar que até hoje só tivemos duas decisões de Copa do Mundo e nas duas a Itália participou, ou seja, em 1994 contra o Brasil e esta de 2006. Desta vez os italianos saíram-se bem, pois marcaram as cinco cobranças, enquanto que o francês Trezeguet chutou no travessão, dando assim o quarto título mundial aos italianos depois de 24 anos.

*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário