A goleada aplicada pela LDU contra o Fluminense, ontem à noite em Quito, está nos principais jornais sul-americanos, em especial os cariocas. O resultado colocou um ponto final em uma invencibilidade de 13 jogos do time comandado pelo técnico Cuca (9 vitórias e 4 empates). O placar de 5 a 1 praticamente garantiu o título da Copa Sul-Americana ao time equatoriano, que nas semifinais já havia atropelado o River Plate, do Uruguai, por 7 a 0.
A goleada sofrida no Estádio Casablanca, graças a um show de Edson Mendez (foto), foi uma das mais vexatórias em se tratando de finais de competições sul-americanas. Só um resultado em todos os tempos pela Conmebol supera a derrota do Fluminense: a decisão da Copa Conmebol de 1994 entre São Paulo e Peñarol.
Naquele ano, o time apelidado de "Expressinho", e curiosamente comandado por Muricy Ramalho, goleou o time uruguaio por 6 a 1. Os principais destaques daquele time eram Juninho Paulista, Denilson e Catê. O zagueiro era Nelson, ex-Independente, e hoje jogando pelo Santa Cruz na Copa Gazeta Ouro. No jogo da volta, o Peñarol venceu por 3 a 0, insuficiente para ser campeão.
Um ano antes, o São Paulo também proporcionou uma sonora goleada. Na decisão da Taça Libertadores de 1993, o time que tinha entre as estrelas Raí, Vítor, Cafu e Palinha fez 5 a 1 no Universidad Católica, no Morumbi. No jogo da volta, derrota por 2 a 0 e título do Tricolor, de Telê Santana.
Segundo o repórter Dassler Marques, do Terra, apenas uma vez na história das finais sul-americanas, uma vantagem de quatro gols foi revertida. Foi em 1995, na decisão da Copa Conmebol entre Atlético-MG e Rosario Central. Os brasileiros venceram por 4 a 0 no Mineirão, mas sofreram exatamente o mesmo placar no Gigante do Arroyito, levando a decisão para os pênaltis. O título ficou com o time argentino.
Piores derrotas em finais de competições sul-americanas:
Supercopa da Libertadores 1992
Cruzeiro 4 x 0 Racing
Taça Libertadores 1993
São Paulo 5 x 1 Universidad Católica
Copa Conmebol 1994
São Paulo 6 x 1 Peñarol
Copa Conmebol 1995
Atlético-MG 4 x 0 Rosario Central
Rosario Central 0 x 4 Atlético-MG
Copa Sul-Americana 2002
Atlético Nacional 0 x 4 San Lorenzo
Nenhum comentário:
Postar um comentário