Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sem patrocínio, fenômeno da natação de Limeira pode seguir os passos de Guilherme Guido


*** Somente nesta temporada, Natália de Luccas disputou 18 provas e ganhou 18 medalhas de ouro

Limeira pode estar perdendo sua melhor atleta da atualidade. Sem um patrocinador fixo para custear suas despesas como alimentação, suplementos e roupa apropriada, a nadadora Natália de Luccas pode se transferir em breve para o Esporte Clube Pinheiros. Mais clubes brasileiros estariam interessados no maior fenômeno da natação limeirense, sem se esquecer é claro, de Guilherme Guido, outro nadador excepcional, com vasto currículo defendendo o Brasil em competições mundiais.

Com apenas 14 anos de idade (13/09/1996), Natália justifica o apelido que recebeu, pois basta cair na água que conquista o ouro. Somente nesta temporada foram 18 provas e 18 primeiros lugares. Sua última competição foi os Jogos Regionais de Mogi Guaçu, quando ajudou Limeira a conquistar o primeiro lugar na classificação geral no feminino, após faturar cinco medalhas de ouro. Além disso, conseguiu índice técnico para os Jogos Abertos de Mogi das Cruzes em todas elas.

Vida

Filha de Adriano Aristides de Luccas e Ivane Scatolin de Luccas, Natália começou a nadar aos 3 anos, na Academia Acquação. Naquele momento, jamais seus pais imaginavam que estariam colocando na água uma menina promissora, que se tornaria uma atleta de ponta do Brasil. "Coloquei a Natália e o Caio, seu irmão gêmeo, apenas para aprenderam a nadar. Hoje fico feliz em ver seus resultados expressivos. Tenho orgulho demais dela", comentou sua mãe.

Crescimento com Rossano


Em março de 2002, a vida de Luccas começou a mudar radicalmente. Depois de iniciar seus treinamentos no Gran São João com os professores Róbson Possato, Adriana e Patrícia, a atleta caiu nas mãos do especialista Rossano Jacon Chanquetti, um dos técnicos mais categorizados do país. A partir daí, sua carreira decolou de vez, como um foguete. Logo em seu primeiro Campeonato Brasileiro em 2009, na cidade de Vitória, Espírito Santo, Natália foi medalha de bronze. "Você não tem idéia de como esse terceiro lugar me incentivou", lembrou.

Os resultados positivos começaram a surgir e não pararam mais. Seu ponto alto foi o Campeonato Sul-Americano em Lima, no Peru. Nos 100m livre, a limeirense registrou o tempo de 58"14, quebrando o recorde de Rebeca Gusmão, que há 18 anos detinha a marca de 58"32. "Ela coloca a natação sempre em primeiro lugar. Sua dedicação é invejável e por isso vem colhendo esses frutos", lembrou sua mãe.

Estudante do 9º ano na Faculdade Einstein, Natália tem planos ambiciosos para o futuro. Sua próxima competição será o Troféu Chico Piscina, de 30 de setembro a 2 de outubro, em Mococa, onde nadará os 50m e 100m livre, além dos 100m borboleta. Seu maior objetivo é disputar os Jogos Olímpicos do Brasil em 2014, quando estará com 18 anos. "Qualquer atleta de ponta pensa em uma Olimpíada. É o máximo de um competidor. Representar o Brasil não tem preço", comentou.

Objetivos traçados

Até o prefeito Silvio Félix se rendeu à atleta, a chamando de "Neymar da natação". De Luccas tem duas concorrentes a altura no Brasil, que estão em uma estágio mais avançado, por serem mais velhas e experientes. São elas Flávia Delarole e Tatiana Lemos. "Hoje eu nado um segundo a menos do que elas nos 50m livre e a três segundos nos 100m. Sei que tenho que melhorar ainda mais e por isso estou me dedicando. Se depender de minha vontade, vou chegar lá", disse otimista.

Além de buscar um patrocinador para continuar em Limeira defendendo o Gran São João e consequentemente Limeira em competições oficiais, Natália está lutando pelo Bolsa Atleta, outro incentivo financeiro. "Tenho todos os quesitos necessários. Vamos aguardar", frisou. Se alguma empresa quiser abraçar a causa e patrocinar essa menina que vale ouro, basta ligar para 9123-0646, e falar com seu pai Adriano.

Desempenho de Natália de Lucas em 2010 e 2011

Em 2010:

Campeã e recordista dos 50m e 100m livre, dos 100m borboleta, melhor índice técnico e eficiência no Kim Mollo.

Campeã dos 50m, 100m e 200m livre, recordista dos 100m borboleta e melhor índice técnico e eficiência no Campeonato Paulista de Inverno.

Campeã dos 50m e 100m livre no Campeonato Brasileiro de Inverno em Foz do Iguaçu/PR.

Campeã nos 400m e 800m livre dos Jogos Regionais de Americana.

Campeã dos 50m e 100m livre no Troféu Chico Piscina, em Mococa

Campeã dos 200m e 800m livre e 400m medley nos Jogos Abertos de Santos

Campeã dos 50 e 100m livre, troféu eficiência e recordista dos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro de Verão em Fortaleza.

Campeã nos 50m, 100m e 200m, troféu de índice técnico, além de recordista nos 100m borboleta no Campeonato Paulista de Verão.

Em 2011:

Campeã e recordista nos 100m livre e 100m borboleta e campeã dos 50m livre do Campeonato Sul-Americano do Peru.

Campeã e recordista nos 50m e 100m livre e 100m borboleta, mais troféu eficiência e melhor índice técnico do Troféu Kim Mollo.

Campeã dos 50m livre, 100m livre (recorde), 100m borboleta (recorde) e 100m costas, além do troféu eficiência do Campeonato Brasileiro de Fortaleza.

Campeã dos 50m livre (recorde), 100m livre (recorde), 200m livre e 100m borboleta (recorde), além de melhor índice técnico e troféu eficiência no Campeonato Paulista de Guaratinguetá.

Campeã nos 50m, 100m e 200m livre, mais os 100m borboleta dos Jogos Regionais de Mogi Guaçu.

*** Fotos de Fernando Carvalho (Gazeta de Limeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário