Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de junho de 2011

De onde vem minha paixão pelo Vascão


Hoje é dia de chorar, seja de felicidade ou de tristeza. Espero que seja pela primeira razão. Acredito em você Vascão. O título da Copa do Brasil é nosso.

É difícil explicar e ao mesmo tempo entender, de onde vem todo esse amor pelo Vascão da Gama. Hoje decidi escrever algo, que vem do fundo do meu coração. Gosto quando me sinto assim, com tesão para escrever.


Nasci em Rio Claro, interior de São Paulo e trabalho em Limeira há 16 anos. Óbviamente que eu deveria torcer como um louco por algum time paulista. O Corinthians já foi uma de minhas grandes paixões, como o Vasco também. Só que de um tempo pra cá, só penso no Cruz de Malta. Não vibro mais com o Timão como vibro com o Vasco. É paixão mesmo, inexplicável.

Para quem não sabe, em 1989, quando o Vasco foi campeão brasileiro com um gol do Sorato, ele jogou no Limeirão contra a Inter de Limeira. Fiz questão de acompanhar o meu pai Edmundo Silva, que narrou pela Rádio Educadora 1020 AM esse espetáculo.


Tinha 14 anos na época. Fui até a porta do vestiário do Vasco para ver meu ídolo Luiz Carlos Winck, lateral de quem sou fã até hoje, mesmo aposentado. Enfim, de repente o poderoso Eurico Miranda saiu e mexeu comigo. Imediatamente, disse a ele que gostava muito do Vasco. Para minha surpresa, o Euricão não pensou duas vezes e me levou para apresentar aos jogadores. Tremia como vara verde. Eu era tímido e estava envergonhado de estar diante dos meus ídolos.

Para completar aquela tarde feliz, uma das mais marcantes de minha vida, ganhei um kit completo do Vasco, contendo boné, camisa, shorts, flâmula, bola, caneta, apontador, copo, enfim, fiquei de queixo caído. Até hoje guardo esses objetos com carinho. A caneta está do mesmo jeito. Nunca a usei.

A partir daquele dia, meu amor pelo Vasco quadriplicou. Nas partidas de futebol que jogava em Rio Claro, usava o uniforme completo do time carioca. Minha referência perante aos amigos não era: "olha o locutor esportivo aí" e sim "olha lá o vascaíno de novo".

Quando fiquei mais velho, passei a acompanhar o Vasco mais de perto, indo aos estádios. Se o Cruz de Malta joga em São Paulo, sempre que posso, estou junto. Pego minha noiva Daniele e pé na estrada. Enfim, esse é o time do meu coração.



Coritiba x Vasco

Coritiba - Edson Bastos; Jonas, Demerson, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Willian, Léo Gago, Davi e Rafinha; Marcos Aurélio (Leonardo) e Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.
Vascão da Gama - Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Eduardo Costa, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.
Árbitro - Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-SP).
Local - Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR), às 21h50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário