Pesquisar este blog

domingo, 9 de dezembro de 2012

Final da Copa Gazeta: Experiência do Santa Cruz contra o momento do Estudantes

Um tira-teima. É assim que Estudantes e Santa Cruz estão encarando a decisão da 25ª Copa Gazeta, hoje às 10h, no Estádio Comendador Agostinho Prada. O jogo terá a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com Edmar Ferreira, César Roberto, Naldo Dias, João Valdir de Moraes e Dj Pell.

Desde o início da chamada "Libertadores do Amador" os dois "inimigos íntimos" eram apontados como favoritos a decidirem o título. Os próprios presidentes no coquetel de lançamento desta edição no Hard Chopp II já projetavam essa tão esperada final.

Para chegar à mais uma decisão e de forma invicta, o Santa Cruz terminou em primeiro lugar do Grupo A na primeira fase, tendo empatado com o Centro Rural por 2 a 2 e goleado Santo Antônio (4 x 1) e América (4 x 0).

Na fase semifinal, empatou sem gols com o Seringueira Kahel, no CT Pinóquio, e foi beneficiado por ter feito mais gols do que o adversário na fase anterior. "Deixamos a desejar e no fim tivemos sorte", reclamava Roberto Martins.

O Santa Cruz assumiu a liderança do ranking da Copa Gazeta este ano, com a não classificação do Santa Rosa pelo segundo ano consecutivo. O time do presidente Chicão faz hoje sua 98ª partida na competição. São 39 vitórias, 38 empates e 20 derrotas.

História

Fundado em 23/10/1975, o time da Vila Queiroz vai para sua nona decisão. Nas oito vezes que decidiu o título, em sete delas saiu vitorioso: 1992 diante do Ypiranga; 1994 frente ao Cruzeiro; 2003 contra o Grotta; 2004 diante do Mixo Tabajara; 2005 frente ao América; 2006 contra o Az de Ouro e 2007 novamente contra o Az de Ouro, do polêmico Reis.
Só perdeu a final de 2001 para o Rocco, de Dega, nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Desde 2007 o Santa Cruz não é finalista da Copa Gazeta. Em 2008 foi eliminado nas semifinais para o Seringueira Kahel (1 x 0) e em 2009 caiu diante do Santo Antônio, também nas semifinais após empate por 1 a 1. Em 2010 e 2011, o Santa Cruz decepcionou o seu torcedor, não passando da primeira fase.

O técnico Roberto Martins não poderá contar com o volante Ricardo, expulso no domingo passado. O zagueiro Neno será o seu substituto. Por outro lado o goleiro Nardoni retorna ao gol. A única dúvida de Luxa é se João Santos começará a partida como titular. Em princípio, o meia que foi campeão da Segundona de 2011 com o Independente, começará no banco de reservas.
O provável Santa Cruz: Nardoni; Churrasquinho, Nelson, Leandro e PC; Neno, Adriano Xuxa, Ville e Carlos Eduardo; Roberto Santos (João Santos) e Diego.

Estudantes

O momento é do Estudantes, que vem de uma conquista no Campeonato Amador de Limeira após 48 anos. As duas vitórias consecutivas contra o bom time do Centro Rural fortaleceu ainda mais o elenco. "Fizemos realmente o jogo do ano no domingo. Não foi nada fácil passar pelo Centro Rural, que valorizou nossa vitória. Agora estamos ainda mais motivados para pegar o time do Roberto Martins", comentou Dega, maior artilheiro da história da competição e que voltou a apresentar seu grande futebol.

O time aposta no faro de gol do atacante Alex, artilheiro isolado da competição com seis gols. Para essa partida o técnico Juarez Virgílio terá time completo. Ele deve repetir a mesma formação que fez uma partida primorosa no domingo, mas espera que seu time não perca tantos gols quanto perdeu no Limeira FC. O atual campeão amador vai de Leandro; Fernandinho, Lu, Carlão e Betinho; Rocha, Rafael, Gilberto e Cebola; Dega e Alex.

Na primeira fase o Estudantes se classificou com uma rodada de antecipação após golear o Nova Itália por 5 a 1 e o Seringueira Kahel por 4 a 2. Utilizando os reservas, caiu diante do caçula Ibirapuera por 2 a 1, no CT Pinóquio. Mesmo assim avançou como primeiro colocado do Grupo B e por ter feito 10 gols, jogou pelo empate contra o Centro Rural nas semifinais. Porém, com grande atuação de Alex, autor de dois gols, a vitória foi incontestável por 3 a 1.

Retrospecto

O Estudantes disputa apenas a sua quarta Copa Gazeta. Em 2009, mesmo sendo caçula, foi o campeão ao derrotar o Santo Antônio nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal. Nesta partida, o Estudantes estava perdendo por 2 a 1 quando aos 49 minutos do 2º tempo o atacante Gil Ribeiro, hoje técnico do Sub-17 da Ponte Preta, empatou de cabeça, levando a decisão para as penalidades máximas, para desespero do técnico Reis, que segue sem conquistar uma estatueta.

Em 2010, o Estudantes decepcionou, sendo eliminado ainda na primeira fase com a derrota para o CRA por 1 a 0. Curiosamente o gol foi de Alex. Em 2011, o time do presidente Rochinha caiu nas semifinais após empate diante do Abílio Pedro por 1 a 1. O Estudantes faz hoje a 17ª partida na "Libertadores do Amador". Até agora são 9 vitórias, 4 empates e 3 derrotas.

Vale lembrar que Estudantes e Santa Cruz se enfrentaram uma única vez na Copa Gazeta. Foi em 28/11/2010, com um empate por 1 a 1, gols de Americano (ES) e Clebinho (SC).
No Campeonato Amador deste ano o Estudantes eliminou o Santa Cruz nas semifinais. Beneficiado pelo empate, o time do presidente Rochinha se classificou a cinco minutos do fim, quando o ala Betinho marcou um golaço, o do empate por 2 a 2 no CT Pinóquio.

Estudantes e Santa Cruz decidiram o Campeonato Amador de 2009. No jogo de ida, o time da Vila Queiroz venceu por 1 a 0, gol de Thiaguinho Valdívia. No jogo de volta, empate sem gols e título do Santa Cruz.

O torcedor que comparecer ao Pradão concorrerá a inúmeros prêmios, como uma moto 0km, cinco bicicletas, camisas oficiais, bolas e camisetas oficiais da Copa Gazeta. Basta retirar o seu ticket na entrada do estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário