Pesquisar este blog
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Morre o esportista Paulo Marmo, ex-jogador da Internacional de Limeira e do Independente
Faleceu hoje, aos 63 anos, o esportista Paulo Marmo, ex-jogador da Internacional e do Independente. Engenheiro civil formado pela Unicamp, Marmo sofria há muito tempo com um câncer de próstata, que o deixou bastante debilitado. Em recentente entrevista para a Janela do João da Gazeta de Limeira, do repórter João Valdir de Moraes, ele relatou todo seu sofrimento.
Contou que foi operado em 2001, mas que a doença voltou em 2006. Marmo estava sendo cuidado pelo doutor Sérgio Daniel Simon, o mesmo que cuidou da recuperação da apresentadora Hebe Camargo, do SBT. Em 2008, sofreu uma queda e passou por três cirurgias, ficando 45 dias internado.
Em sua vida, Paulo foi vendedor de ferragens e ferramentas pela Pizzimenti, além de professor de matemática do Colégio São José. No futebol, iniciou no Chapadão e seu primeiro time foi a Cooperativa do Prada, com os técnicos Jorge e Pedro. Depois foi para o Paulistinha, além de defender o time de futsal da Refiunião, conquistando inúmeros títulos. "Tínhamos um time simplesmente imbatível", dizia todo orgulhoso.
Dono de um futebol vistoso, Paulo Marmo foi convidado para um período de testes no XV de Piracicaba e logo em seu primeiro treino, marcou três gols em apenas 30 minutos, desequilibrando. Ele confidenciou que ganhou dinheiro no time piracicabano. Não demorou muito para surgir o interesse do São Paulo, que propôs uma troca com o goleiro Sérgio. Na ocasião, o técnico Gaspar vetou a troca e mandou Nicanor de Carvalho em seu lugar.
Incentivado por seu pai Francesco Marmo, Paulo foi para São Paulo estudar. Acontece que a Portuguesa fez o convite para que o jogador treinasse na Lusa, junto com craques como Basílio, Félix, Marinho Perez e Zé Maria. Quando estava prestes a assinar contrato, Marmo contou que seu pai não deixou, já que atrapalharia os estudos.
Sendo assim, Paulo retornou a Limeira, onde defendeu Independente, através de uma indicação do presidente Álvaro Zenebon e Internacional, sempre com muito brilhantismo. Pelo Estudantes, foi campeão amador invicto em 1964. O futebol sempre fez parte da vida deste limeirense, que não escondia seu amor pelo Palmeiras e pelas equipes profissionais locais.
Ele deixa a esposa Ana Maria Di Sessa Marmo, com quem foi casado durante 38 anos, e os filhos Marcela, que é designer gráfica, Paulo e Bruno Francesco, que são engenheiros civis, além dos netos Felipe, de 7 anos e Rafael, de 3, filhos de Marcela. Marmo tinha cinco irmãos, Antonio, Claudio, Elisabete, Flávio e Francisco. Seu sepultamento aconteceu hoje mesmo, às 17h, no Cemitério Saudadas II.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário