Pesquisar este blog
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
Limeirense Cairo Santos teve 83% de aproveitamento pelo Kansas Chiefs na NFL
A temporada 2014 pode ser considerada a mais positiva da carreira do kicker limeirense Cairo Santos. O jogador entrou para a história como sendo o primeiro brasileiro a disputar a NFL - liga de futebol americano.
Mas apesar deste feito, ficou um gostinho de quero mais para Santos, pois sua equipe, o Kansas City Chiefs, não conseguiu avançar para a fase dos playoffs. Mesmo vencendo o San Diego Chargers por 19 a 7 no domingo, a última vaga da Conferência Americana ficou com o Baltimore Ravens, que venceu 10 jogos e perdeu 6.
O Kansas terminou em 8º lugar, com 9 vitórias e 7 derrotas. Apenas os seis primeiros colocados avançavam de fase.
Ao todo, o brasileiro disputou 16 partidas. O kicker terminou a competição com 25 chutes certos em 30 tentados, ou seja, 83% de aproveitamento. Além disso, acertou os 33 chutes de pontos extras ao longo da temporada.
O aproveitamento o deixa em 19º lugar no ranking da NFL (com pelo menos 10 tentativas) entre os 36 kickers que jogaram nesta temporada. O líder é o lendário Adam Vinatieri, do Indianápolis Colts, que acertou todos os seus 28 chutes.
"Eu não gosto de olhar para as estatísticas antes do fim da temporada. Eu só penso no próximo chute. As coisas estão indo bem e eu espero que eles continuem assim", afirmou em entrevista ao site do Globo Esporte.
Apesar da desclassificação de sua equipe, Cairo foi muito elogiado pela comissão técnica, mesmo sendo um calouro.
Sua estreia aconteceu no dia 7 de setembro. Nervoso, errou seus dois primeiros field goals, gerando desconfiança do seu treinador. Sua equipe perdeu os primeiros jogos da temporada.
Mas o limeirense não se abalou e deu a volta por cima, conseguindo uma sequência de 13 field goals seguidos. Uma dos jogos marcantes de Santos foi diante do New England Patriots, do craque Tom Brady (marido da modelo Gisele Bundchen). O Kansas venceu, graças a dois fields goals certeiros do limeirense.
Em outubro, Cairo ajudou o Kansas a superar o St. Louis Rams com um chute de 53 jardas, o mais longo de sua carreira na NFL. O limeirense só voltou a errar na partida contra o Oakland Raiders, na 15ª semana da temporada. Mesmo desperdiçando duas de três tentativas (em razão do forte vento), viu sua equipe vencer por 31 a 13.
O desempenho de Cairo Santos é visto como positivo no Kansas Chiefs. O limeirense tem potencial para crescer nas próximas temporadas. Para o técnico Andy Reid, a maior preocupação não são os fields goals, mas sim os kickoffs (chutes em que a bola é entregue ao adversário). Na análise da comissão técnica, Cairo precisa chutar a bola cerca de cinco a oito metros mais longe, em média.
Em razão disso, a diretoria do Kansas, através do coordenador Dave Toub, já pensa em um trabalho específico para o limeirense em 2015. Cairo precisará ganhar entre 4,5 a 7 kg de massa muscular, para que tenha mais potência em seus chutes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário