Pesquisar este blog

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Rivalidade em campo: Inter de Limeira recebe Velo Clube e busca a sua 1ª vitória no ano


A situação da Internacional não é nada boa no Campeonato Paulista da Série A-3. O time ainda não venceu e já se passaram três rodadas. Por mais que o torcer não queira tocar no assunto, o fantasma da zona do rebaixamento começa a pairar pelos lados do Major Levy. O Leão tem mais uma chance de buscar a primeira vitória, já que recebe o Velo Clube, às 10h, no Limeirão. O jogo terá a transmissão da Rádio Educadora 1020 AM, com a narração de Edmar Ferreira, comentários de Naldo Dias e reportagens de César Roberto. No plantão esportivo estará Marcelo Marchi e na técnica central, o DJ Pell. Participe conosco através do twitter: twitter.com/edmar_ferreira

Velo é um inimigo declarado

O Velo Clube é um inimigo declarado da Internacional, desde os anos 70. Provocações, discussões e entradas mais duras entre os jogadores são normais quando esses dois times se enfrentam. Ninguém quer perder. Fazia tempo que os dois rivais não se cruzavam. Bastou estarem no mesmo grupo por duas vezes na Segundona do ano passado para a rivalidade voltar à tona.

O Velo começou o campeonato de 2010 de forma arrasadora. A Inter não ficou atrás. Na primeira vez que se enfrentaram, vitória leonina por 1 a 0, no Limeirão, golaço de Lucas Lima. Para o time rio-clarense a desculpa foi que a vitória foi injusta. Veio o segundo turno e uma espécie de tira-teima no Benitão. Novamente deu Inter e pelo mesmo placar, gol de Fernando Russi - furou até a rede. Em razão dessas duas vitórias no chamado "confronto direto", a equipe limeirense terminou em primeiro lugar na fase inicial.


O destino quis que os dois oponentes caíssem na mesma chave no Quadrangular Final. Santacruzense e Nacional completaram o "grupo da morte". No primeiro turno, Inter e Velo jogaram no Limeirão e com um gol de Diego Carioca, novamente o alvinegro bateu o rubro-verde por 1 a 0. Curiosamente as três vitórias foram pelo placar magro.


O Velo não aceitava mais perder para a campeã paulista de 1986, e talvez tenha feito o melhor jogo de 2010 contra a Veterana no returno, em sua casa, diante de um estádio lotado. O time rio-clarense venceu por 3 a 1. E foi pela falha do goleiro Fágner no gol de falta de Fabão quase do meio-de-campo aos 49 minutos do 2º tempo, que a Inter não disputou a decisão da Segundona. Foi exatamente por um gol a mais que o representante de Rio Claro decidiu e perdeu o título para o Taboão da Serra.

Além de Inter, Velo e Taboão, subiram para a A-3, Paulínia, Santacruzense e Internacional de Bebedouro. No Conselho Arbitral na sede da Federação Paulista de Futebol, os rivais caíram em grupos diferentes este ano. Mas por ser regionalizado, a entidade mandou a Santacruzense para o outro grupo e trouxe o Velo para junto da Inter, começando uma nova história de rivalidade.

Rivais começaram mal 2011

Mas a empolgação do ano passado deu lugar a incerteza no começo desta temporada. O Velo Clube perdeu seus dois primeiros jogos, para Grêmio Osasco, de virada em pleno Benitão por 3 a 2 - após estar vencendo por 2 a 0 -, e 2 a 1 para o Juventus, na Rua Javari. Contra o Taubaté, em casa, um simples empate.

A Inter por sua vez, empatou com o Barueri na estreia por 2 a 2, graças ao gol do zagueiro Amarildo aos 50 minutos do segundo tempo. No segundo compromisso, mandou no jogo em Guarulhos, mas acabou injustamente perdendo para o Flamengo por 3 a 2. Já em Paulínia, a Inter não foi páreo para o time da casa, colecionando sua segunda derrota consecutiva: 2 a 1. Talvez as inúmeras mudanças feitas pelo técnico Lelo, contando com improvisações, não tenham surtido o efeito desejado.

Novas mudanças de Lelo

A semana foi de muita conversa no Limeirão. Lelo gastou toda sua psicologia para reeguer o grupo, abalado com esse início trágico de Série A-3. O até então capitão Amarildo abandonou o barco. Após rescindir o seu contrato, foi para o Ituiutaba. Marquinhos, também zagueiro, foi expulso em Paulínia e terá que cumprir a suspensão automática. O volante Cesinha, um dos artilheiros do time, não treinou na sexta-feira em razão de uma contusão e acabou deixando o time titular.

Entre as novidades estão os retornos do zagueiro Bruno Itapagipe e do volante Ricardo, peças fundamentais no acesso de 2010. Gustavo, sacado após a derrota em Guarulhos, ganhará uma nova oportunidade na zaga, enquanto Serginho, que passou pela mesma situação de Gustavo, volta a ocupar a lateral-direita, fazendo com que o improvisado Renatinho passe a ser apenas uma opção para o segundo tempo. Índio e William continuam no comando de ataque.

A Inter está definida com: Marcão; Gustavo, Bruno Itapagipe e Cazone; Serginho, Ricardo, Henrique, Lucas Lima e Fernando Luís; William e Índio.

Retrospecto é favorável a Inter

Internacional e Velo Clube se enfrentaram 18 vezes de 1975 para cá, ano do retorno ao profissionalismo da equipe limeirense. O Leão leva vantagem no retrospecto, com 7 vitórias contra 3 do rival. São outros 8 empates. O alvinegro marcou 21 gols e o rubro-verde, 18. O placar mais comum nos confrontos foi o 0 a 0, com cinco ocasiões. Um tabu estará em jogo nesta manhã: nunca o Velo Clube venceu jogando no Limeirão. São sete jogos em Limeira, com 4 vitórias da Inter e 3 empates.

Confrontos Inter x Velo

06/10/1975 - Velo Clube 0 x 0 Internacional
09/11/1975 - Velo Clube 1 x 1 Internacional
21/03/1976 - Internacional 2 x 0 Velo Clube
25/04/1976 - Velo Clube 0 x 0 Internacional
24/04/1977 - Velo Clube 3 x 1 Internacional
26/06/1977 - Internacional 0 x 0 Velo Clube
09/10/1977 - Internacional 0 x 0 Velo Clube
27/11/1977 - Velo Clube 2 x 2 Internacional
12/11/1978 - Internacional 1 x 0 Velo Clube
03/12/1978 - Velo Clube 4 x 1 Internacional
01/08/1979 - Internacional 0 x 0 Velo Clube
12/09/1979 - Velo Clube 1 x 1 Internacional
06/02/1985 - Velo Clube 1 x 3 Internacional
15/02/1985 - Velo Clube 3 x 5 Internacional
06/06/2010 - Internacional 1 x 0 Velo Clube
25/07/2010 - Velo Clube 0 x 1 Internacional
10/10/2010 - Internacional 1 x 0 Velo Clube
16/10/2010 - Velo Clube 3 x 1 Internacional

Um comentário:

  1. Então pode começar a mudar esse retrospecto, pois o Velo vai emcostar.
    Time sem dinheiro não tem prestígio, era o que aconteceu por todos esses anos com o Velo.
    Agora quem está sem prestígio é o time de limeira. Podemos ver um time sem jogadores a altura de um time cam~peão paulista. Também disputou com o Palmeiras o que podiamos esperar.
    Daqui para frente.... umna cidade como limeira que tinha gandes empresas e agora.......jogada as traças.....

    Vamo Velo.... pra cima deles...

    ResponderExcluir