1909 – Nasceu o jogador Jaú, que jogou no Corinthians de 1932 até 1938 e nesse período sagrou-se campeão paulista em 1937. Ao sair do Corinthians foi jogar no Vasco da Gama. Também participou da copa de 1938. Após encerrar sua carreira virou “Pai de Santo Jaú”.
1916 – Santos venceu o Palestra Itália por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi na Vila Belmiro e o único gol da partida foi marcado por Pintanella. Foi o 4º jogo entre as duas equipes. Este foi o primeiro jogo entre Santistas e Esmeraldinos na Vila Belmiro.
1953 – Neste dia o Corinthians fez um treino coletivo dentro da Penitenciária de São Paulo e parece que deu certo, pois três dias depois venceu o Santos por 3 a 2, com dois gols de Cláudio e um de Baltazar.
1966 – Santos e Corinthians empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e o gol santista foi anotado por Zito, enquanto que para o Timão, Flávio marcou o gol de empate. Este foi o jogo de nº 143 entre as duas equipes. Aos 42 minutos do segundo tempo o goleiro santista Cláudio defendeu um pênalti cobrado por Nair. Com isto, o tabu do Corinthians não vencer o Santos em Campeonato Paulista continuou por mais dois anos, pois somente no dia 6 de março de 1968 ele foi quebrado.
1967 – Santos venceu a Portuguesa Santista por 3 a 0 pelo Campeonato Paulista. O Santos estava jogando na Vila Belmiro, mas suas atenções estavam voltadas para o Pacaembu, pois se o tricolor não vencesse o Corinthians, o Peixe iria decidir o título com o São Paulo na próxima rodada, que já era a última do campeonato. Vejam abaixo o que aconteceu.
1967 – Corinthians e São Paulo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Paulista. O jogo foi no Pacaembu e o gol são-paulino foi anotado por Lourival, enquanto que Benê marcou para o Timão. Com a vitória o São Paulo seria o campeão daquele ano, mas o Corinthians empatou aos 45 minutos do segundo tempo. Com isto a decisão ficou para a última rodada, onde o São Paulo enfrentou o Santos e perdeu o jogo por 2 a 1 e também o título para o Peixe.
1995 – Santos e Botafogo empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro. O jogo foi no Pacaembu e o gol santista foi marcado por Marcelo Passos, enquanto que para o Fogão, Túlio Maravilha empatou a partida. Com este empate o Botafogo sagrou-se Campeão Brasileiro, pois na primeira partida realizada no Maracanã o Fogão venceu por 2 a 1. Até hoje os santistas não podem ouvir o nome do árbitro Márcio Rezende que validou o gol de Túlio que estava em completo impedimento.
1997 – Atlético Mineiro empatou com o Lanus da Argentina em 1 a 1 pela Conmebol. O jogo foi no Mineirão e o gol do Galo foi marcador por Jorginho, enquanto que para os argentinos marcou Trimarchi. Com este empate o Atlético Mineiro sagrou-se campeão da Conmebol, pois na primeira partida o Galo Mineiro venceu por 4 a 1.
2002 – O jogador Ronaldinho Gaúcho foi eleito o melhor jogador do mundo pela 3ª vez.
2006 – Internacional venceu o Barcelona por 1 a 0 pelo Mundial Interclubes. O jogo foi em Tóquio e o único gol foi marcado por Adriano Gabiru. Com esta vitória o Internacional de Porto Alegre sagrou-se campeão Mundial Interclubes.
*** Informações do historiador José Carlos de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário