1) Foi fundado em 1954 e deixou de disputar a primeira divisão local apenas em 1994, cumprindo o rebaixamento sofrido no ano anterior. Mesmo assim, conquistou o título da Primera B sobre o Deportivo Antioquia, e retornou à primeira divisão.
2) Time tem as cores dourado e vinho e tem poucas participações na Taça Libertadores da América. Parou na primeira fase em 1983, 2004 e 2007. Em 1982, chegou às semifinais do torneio, diante de um triangular. O clube de Ibagué foi eliminado por Cobreloa/CHI e Olimpia/PAR.
3) Seu técnico é Hernán Torres, elogiado pela boa campanha no Torneio Finalización, onde terminou em segundo lugar, atrás apenas do Once Caldas.
4) Líder da primeira fase, na qual os 18 times se enfrentam em dois turnos, o Tolima passou para a segunda fase, onde também jogou contra Independiente Santa Fé, Atlético Huila e La Equidad. Vencedor do Grupo A, enfrentou o Once Caldas (vencedor do Grupo B) nas finais em dois jogos - venceu por 2 a 1 no Estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué, mas perdeu por 3 a 1 no Estádio Palogrande, em Manizales.
5) Seus destaques são: zagueiro Gerardo Vallejo (34 anos, capitão do time e integrante da seleção colombiana), Darío Alberto Bustos (remanescente do time que foi à Libertadores de 2007 e em recuperação de um rompimento no ligamento cruzado do joelho direito), Rodrigo Marangoni (32 anos, meia argentino) e Julio Ortellada (32 anos, atacante paraguaio).
6) Porém, as esperanças do técnico estão na dupla de ataque Jorge Perlaza e Wílder Medina. Enquanto o primeiro, 26 anos, anotou 10 gols no Torneio Finalización, o segundo, 29 anos, marcou 16 vezes, dividindo a artilharia da competição com o experiente Dayro Moreno, do Once Caldas.
*** Informações colhidas no site Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário