Depois de perder os dois primeiros jogos do Campeonato Paulista da Segunda Divisão (4 x 2 Radium e 2 x 0 Velo Clube), o Independente finalmente sentiu o gosto da vitória. Jogando ontem pela manhã na Vila Famosa, em Porto Ferreira, o Galo derrotou o Palmeirinha, no chamado "duelo dos desesperados", por 2 a 1. Com esse resultado, a equipe limeirense deixou a lanterna e voltou a sonhar com a classificação.
O Independente encontrou um clima favorável em Porto Ferreira. O time da casa tinha perdido os três primeiros jogos (3 x 2 Guaçuano, 5 x 0 Brasilis e 3 a 0 Radium), estava sem quatro titulares (todos expulsos em Mococa) e não contava com José Luís Soares no banco de reservas. O ex-técnico galista, que assumiu o alviverde durante a semana, virou diretor, deixando Giga Gira continuar no cargo de treinador. Além disso, o Palmeirinha tinha pouco mais de 40 torcedores nas arquibancadas.
Aos 5 minutos, o volante galista Carlinhos apareceu como elemento surpresa pela direita, invadiu a área e bateu cruzado. O goleiro Danilo espalmou evitando a abertura do placar. A resposta do time de casa veio aos 7 minutos, quando Rafael levantou para a área, o goleiro Wagner saiu mal de sua meta e Alan escorou para fora.
O Galo era melhor e tinha o domínio da partida. Aos 10 minutos. Rocha serviu Acácio, que driblou seu marcador e encheu o pé. A bola tinha como endereço o ângulo direito, mas Danilo, de forma espetacular, fez uma defesa sensacional, impedindo o gol. De tanto insistir, o alvinegro abriu o marcador. Aos 15 minutos, Naldinho deu uma assistência perfeita para o volante Dudu, que da entrada da área pelo lado direito, soltou uma bomba. O goleiro chegou a tocar na bola, antes de a mesma tocar no travessão e morrer no fundo da rede: 1 a 0.
Além de abrir o placar, Dudu se destacou no meio-de-campo
Dono absoluto da partida, o Independente perdia uma chance atrás da outra. Aos 21 minutos, Naldinho arriscou de longe e Danilo espalmou. Até que aos 28 minutos, Everson encontrou Acácio bem posicionado na área e fez o passe. O atacante galista, que no ano passado defendeu o Palmeirinha, ameaçou chutar e cortou o volante Marcelo Almeida, sendo derrubado. O árbitro José Cláudio Rocha Filho não teve dúvidas ao marcar a penalidade máxima. Ninguém reclamou. O mesmo Acácio pediu para cobrar, acertando o ângulo direito de Danilo. Galo 2 a 0.
Amagno teve uma boa participação no meio-de-campo galista
O terceiro gol só não saiu aos 30 minutos, porque o travessão impediu. Acácio recebeu na meia-direita e tentou cruzar para Naldinho. Acontece que a bola fez uma curva incrível, encobrindo o goleiro do Palmeirinha e chocando-se contra o travessão. Aos 36, no escanteio cobrado por Amagno, o zagueiro Paulão subiu mais do que todo mundo, escorando por cima da meta de Danilo.
Estava fácil até demais. Aos 40 minutos, em um contra-ataque gigante, Acácio lançou Amagno pela direita. O meia carregou até a entrada da área, tocando de lado para Naldinho. O meia-atacante teve a chance de ampliar, mas finalizou por cima, para desespero do presidente Mario Rodrigues e de toda sua comitiva. O próprio Naldinho perdeu outro gol feito aos 44 minutos, quando recebeu um passe preciso de Rocha, porém chutou em cima de Danilo.
Zagueiro Gilberto vem recuperando o bom futebol
O Palmeirinha, que foi um mero espectador na primeira etapa, chegou uma única vez com perigo nos 45 minutos iniciais. Aos 42, no escanteio cobrado por Rafael, o zagueiro Maicon desviou de cabeça. A bola passou raspando a trave de Wagner.
O segundo tempo foi tenso para os galistas. Aos 6 minutos, o ala Marcelinho literalmente se jogou na área ao ver a aproximação de Everson. O árbitro, mal colocado, marcou equivocadamente a penalidade máxima. Daniel cobrou rasteiro, no canto direito de Wagner, descontando para 2 a 1.
O Palmeirinha acreditou que poderia chegar ao empate, aumentando a pressão. Enquanto isso, a equipe limeirense se fechou, passando a jogar nos contra-ataques. Em um deles aos 9 minutos, Everson bateu cruzado da esquerda e Acácio chegou um segundo atrasado na pequena área, não conseguindo a conclusão.
Volante Rocha fez vários desarmes no meio-de-campo
Aos 14 minutos, Naldinho deu um lançamento primoroso para Magno Alves, que ganhou na velocidade do marcador pela direita, porém exagerou na força, mandando por cima do gol. O Independente estava próximo de marcar o terceiro, mas faltava caprichar um pouco mais. Aos 15 minutos, Rocha lançou Naldinho, que disparou em direção ao gol. Quando ficou cara-a-cara com Danilo, tentou dar uma meia-lua no arqueiro, que se esticou todo, conseguindo evitar. Irritado com o gol perdido, o técnico Paulo César Santos imediatamente sacou Naldinho para a entrada de Felipe.
Naldinho cansou de perder gols e acabou substituído
Acácio continuava sendo um verdadeiro tormento para a defesa local. As principais jogadas ofensivas saiam de seus pés. Aos 22 minutos, o atacante pegou forte da entrada da área, porém Danilo espalmou. Quatro minutos depois, ele arrancou para o ataque, se livrou do marcador, mas chutou por cima, desperdiçando uma ótima oportunidade para liquidar a partida. Até nas bolas paradas Acácio deu trabalho. Aos 39 minutos, o atacante cobrou uma falta da meia-direita e o goleiro Danilo mergulhou em seu canto esquerdo. A bola chegou a tocar na trave antes de se perder pela linha de fundo.
Todo trabalho galista no jogo poderia ter ido por água abaixo se o árbitro José Cláudio Rocha Filho tivesse marcado um pênalti para o Palmeirinha aos 46 minutos, que aconteceu. Após cruzamento da direita, o atacante Felipe, ajudando o campo de defesa, cortou a trajetória da bola com o braço. Para sorte galista, o péssimo árbitro mandou o jogo seguir. O time da casa ainda teve uma última chance aos 48 minutos, quando Leonardo subiu mais do que a defesa galista na cobrança de escanteio de Marcelinho, mas escorou por cima. Fim de jogo e alívio alvinegro. No próximo domingo, o Galo receberá o Brasilis, às 10h, no Pradão. Em caso de vitória, o Independente empatará com o time de Águas de Lindóia na classificação, já que a diferença entre ambos é de 3 pontos.
Ficha Técnica
Palmeirinha 1 x 2 Independente
Gols - Dudu aos 15 e Acácio, de pênalti, aos 29 minutos do 1º tempo (IN); Daniel, de pênalti, aos 9 minutos do 2º tempo (PAL)
Local - Estádio da Vila Famosa, em Porto Ferreira
Árbitro - José Cláudio Rocha Filho
Auxiliares - Marco Antônio Gonzaga Silva e Luciano da Silva Ramos
Público e Renda - não divulgados
Independente - Wagner; Magno Alves, Paulão, Gilberto e Everson; Carlinhos, Dudu, Rocha (Vanderson) e Amagno (Makson); Naldinho (Felipe) e Acácio. Técnico - Paulo César Santos.
Palmeirinha - Danilo; Marcelinho, Maicon (Lucas), Márcio e Nathan; Marcelo Almeida, Juan (Iaponã), Alan e Rafael (Leonardo); Júnior e Daniel. Técnico - Gira Gira.
Ocorrências - cartões amarelos para Everson, Dudu, Vanderson e Acácio (IN); Maicon, Márcio e Alan (PAL).
*** Fotos Renato Silva
Parabéns ao Independente de Limeira!! Parabéns aos jogadores. Especialmente a esse moleque que joga muito... o DUDU. Aliás, esse menino vai longe... Sou sua fã incondicional. Acompanho o seu jogo desde sua passagem pela JEC (Joinville).
ResponderExcluirDudu meu parceiro, sempre jogou muito! Sucesso por aí!
ResponderExcluir